Você já parou para pensar sobre os benefícios que o açúcar mascavo pode proporcionar na sua vida?
Anúncios
Vivemos em um período onde é cada vez mais comum encontrar pessoas decididas a mudar suas rotinas.
E uma das principais mudanças adotadas – ou pelo menos almejadas – é em relação a melhorar a alimentação e ter uma rotina mais saudável.
E é impossível falarmos sobre mudanças na rotina e a busca por adquirir um estilo de vida mais saudável sem falarmos sobre ele: o açúcar.
Considerado por muitos um dos maiores inimigos – e, consequentemente, um dos maiores empecilhos para a conquista de uma vida saudável – da alimentação mais saudável, o uso do açúcar tem se tornado um tema de diversos tipos de discussões sobre a saúde.
Anúncios
E foi na busca por alternativas para o consumo desse tipo de produto que chegamos ao grande astro do nosso conteúdo: o açúcar mascavo!
Quer saber mais sobre o papel desse tipo de açúcar e quais são os principais benefícios que podem ser relacionados ao seu consumo?
Então você achou o conteúdo certo para você!
O que é açúcar mascavo?
Por mais que já seja um tipo de produto que já está inserido na nossa sociedade a um tempo, ainda existem diversas dúvidas em relação a esse tipo de açúcar.
Por isso, para começar, vamos fazer um resumo bem rápido sobre o produto.
O açúcar mascavo nada mais é do que uma versão mais “bruta” do açúcar refinado que a maioria de nós costuma utilizar.
Com uma cor bem característica – que pode ser marrom ou dourada – o açúcar mascavo preserva grande parte das vitaminas e minerais – vamos falar mais disso no próximo tópico – por não ter passado pelo processo de refino.
Por conservar bem o melaço da cana-de-açúcar, o sabor do açúcar mascavo tende a ser mais forte do que os outros açúcares.
Mas isso não restringe o seu uso. Ou seja: o açúcar mascavo pode ser utilizado na cozinha da mesma forma que o açúcar refinado que conhecemos.
Por que o açúcar mascavo é marrom/dourado?
Como estamos mais acostumados a ver os pacotes de açúcar branquinhos por aí, à primeira vista, o açúcar mascavo pode até causar um breve estranhamento.
Mas essa coloração específica tem uma explicação.
Ao passar pelo processo de refinação, são adicionados diversos tipos de produtos químicos no açúcar. E isso resulta na sua coloração.
4 benefícios do açúcar mascavo que você não sabia até agora
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é o açúcar mascavo, chegou a hora de falar um pouco mais sobre os benefícios que o consumo desse alimento possui.
Mais nutrientes
Você lembra que no primeiro tópico nós falamos sobre como o açúcar mascavo assumiu um papel importante na substituição de outros tipos de açúcar?
Esse é o principal motivo para isso. E a gente vai te explicar o motivo.
Como esse tipo de açúcar não passa pelos processos químicos de refinamento, o açúcar mascavo não perde tanto nutrientes quanto o açúcar branco e o refinado.
Isso quer dizer que o açúcar mascavo – diferente dos outros tipos de açúcares – não perde algumas das suas propriedades que são importantes, como cálcio, magnésio, potássio e fósforo.
Menos calorias
Como se não bastasse a quantidade maior de nutrientes presentes no açúcar mascavo, outro benefício que o açúcar oferece em relação ao açúcar refinado é quanto às calorias.
Como todo mundo sabe, um dos maiores – senão o maior – inimigo da alimentação saudável são as calorias.
E isso tem de sobre em alimentos como o açúcar refinado. Por isso, caso você queira adotar um estilo de vida mais saudável, começar optando por substituir o açúcar refinado pelo açúcar mascavo pode ser uma ótima opção!
Propriedades antioxidantes
Essa pode ser uma novidade para muita gente. Além dos nutrientes já citados, o açúcar mascavo também possui propriedades antioxidantes.
Para quem não sabe, essas propriedades combatem diretamente a ação dos radicais livres no nosso organismo. Isso influencia diretamente na diminuição dos processos de envelhecimento.
E agora um benefício exclusivo para as mulheres: ao mesmo tempo que essas propriedades antioxidantes ajudam a diminuir os processos de envelhecimento, ele também ajuda a reduzir as cólicas menstruais.
Isso acontece porque os nutrientes presentes no açúcar mascavo ajudam a repor os fluidos perdidos pelo organismo durante a menstruação.
Digestão fácil e prolongada
Outro ponto bem positivo e que chama a atenção para o consumo de é em relação aos benefícios que o produto oferece para a nossa digestão.
Por não ter passado pelo processo típico de refinamento – como já mencionado aqui – o açúcar mascavo possui carboidratos mais complexos se comparado ao açúcar branco convencional.
E por mais que isso possa parecer algo negativo, na verdade não é. Muito pelo contrário.
Esse fator faz com que o açúcar mascavo seja digerido de maneira mais gradual. E isso resulta numa liberação de energia – causada pelo consumo de açúcar – durante um período de tempo maior do que o açúcar convencional.
Pode parecer algo sem importância, mas esse tipo de fator ajuda a evitar aqueles picos de açúcar que podem acontecer ao consumir o produto.
E, além de contribuir diretamente para o ganho de peso, esses picos de açúcar podem estimular o desenvolvimento de doenças sérias, como diabete, por exemplo.
Ou seja: esse tipo de digestão é bem mais benéfico para a nossa saúde.
Conclusão
Viu só como o açúcar mascavo possui diversos benefícios bem interessantes para a nossa saúde?
E como deu para perceber, substituir o açúcar tradicional refinado pelo açúcar mascavo pode ser uma mudança que vai causar uma certa estranheza no começo – principalmente por causa do sabor mais forte que o açúcar mascavo possui.
Mas, se nós pararmos para pensar que essa opção é, sem dúvida, mais saudável para nós mesmos, fica bem mais fácil decidir qual açúcar se deve adicionar na sua vida, né?
Gostou deste material? Então aproveite para ler outros conteúdos do site, como: Para que serve o ácido hialurônico? Descubra tudo sobre o elemento químico