Casamento americano: veja como organizar a cerimônia

Dando continuidade ao tema casamentos, chegou o momento de falarmos sobre uma categoria que é um pouco diferente do que conhecemos: o casamento americano!

Anúncios


Por mais que seja um momento único e que, na maioria dos casos, serve para expressar o estilo e os gostos dos noivos, o ambiente onde essa relação é oficializada influencia diretamente na forma como ela acontece.

E quando falamos sobre essa questão de ambiente não estamos falando apenas de locais, como um salão, uma chácara ou uma praia, por exemplo. Estamos falando mais em um âmbito maior e que envolve a cultura na qual os noivos estão inseridos.

Com o passar do tempo, cada país – e  até mesmo determinadas regiões dentro de um país – passaram a moldar os costumes que fazem parte da celebração de um casamento.

E apesar da maioria ainda seguir uma base semelhante e um pouco mais tradicional, cada uma delas tratou de adicionar pontos que refletem a cultura deles.

Foi pensando nessas diferenças que nós tivemos a ideia de criar esse material! Aqui, vamos explorar juntos um casamento americano!

Anúncios


Afinal, quais são as principais diferenças entre esse tipo de cerimônia e o casamento que estamos acostumados aqui no Brasil? E será que organizar um casamento americano é algo fácil e que qualquer um consegue fazer?

É o que vamos descobrir ao longo do texto de hoje!

E além disso, também separamos alguns hábitos curiosos que algumas culturas ao redor do mundo praticam durante uma cerimônia! 

Quem sabe você não se sente inspirado(a) com alguma delas e decide colocar em prática no seu grande dia? 

O que é um casamento americano?

Caso você já tenha assistido comédias românticas americanas, com certeza já sabe que existe uma diferença entre o casamento tradicional e o americano, né?

O casamento americano, muitas vezes tem semelhanças com o nosso, mas alguns aspectos são diferentes, como por exemplo a escolha de padrinhos.

Anúncios


Nesse estilo de casamento americano, a festa costuma ser mais intimista, com menos convidados do que o que estamos acostumados.

Muitas vezes o local também não é na igreja, muitas vezes é feito em algum outro lugar, como praia, campo ou em casas alugadas, mas em alguns casos também na igreja.

Quais as principais características e diferenças de um casamento americano para um casamento brasileiro?

casamento americano
Casamento americano: veja como organizar a cerimônia neste estilo | Reprodução: Internet

A primeira e grande diferença está na escolha dos padrinhos. Aqui temos o costume de chamar casais para compor nossos padrinhos, não é verdade?

No estilo de casamento americano já não é preciso, pois a noiva escolhe as madrinhas e o noivo escolhe os padrinhos, então não é preciso que eles tenham ligação entre eles.

E as madrinhas costumam ficar de um lado e padrinhos do outro e não juntos como é de costume nas festas brasileiras.

Outra diferença é no traje das madrinhas, algo que está sendo mais comum por aqui é a noiva escolher a paleta de cores da festa e as madrinhas escolherem o modelo.

Já nesse estilo americano, a noiva costuma escolher não apenas a cor, mas o corte e modelo também, fazendo todas as madrinhas estarem padronizadas no grande dia.

Outra coisa que faz diferença é que no estilo de casamento americano é muito comum o casamento acontecer durante o dia.

Por aqui, estamos acostumados com a festa ser no fim de tarde e a noite, já lá é costume que as cores sejam mais leves e que tudo aconteça no horário do almoço.

Os votos também são uma coisa que fazem grande diferença nesse estilo de cerimônia. Aqui no Brasil, geralmente tem uma pessoa que conduz toda a cerimônia.

No casamento americano também, porém não existe aquela fala pronta do “na saúde e na doença” que temos por aqui, mas sim, os noivos preparam votos individuais.

Nesses votos, cada um vai escrever aquilo que fez você se apaixonar pela pessoa e será lido no momento antes da troca de alianças.

Como organizar um casamento americano?

É sempre bom ter uma pasta organizadora para qualquer evento, então comece anotando tudo que você sonha em ter no seu grande dia.

Após isso, é hora de colocar em prática, sempre lembrando em pensar em tudo com antecedência, pois não é fácil organizar um casamento.

Escolha seu local, pense num lugar que faça sentido na história do casal, então se for uma igreja, vá atrás da que mais represente a fé de vocês.

Caso seja praia ou campo, você pode escolher aquela que chegue mais perto do que vocês sempre sonharam.

Após escolher o lugar, pense na previsão do tempo e no seu cardápio, pois será de dia e as pessoas comem mais no almoço e a festa pode se estender até mais tarde.

Após a lista de convidados e cardápio estarem escolhidos, escolham seus padrinhos, pois eles serão o seu guia para tudo que forem fazer.

E aí é hora de contratar cada serviço encaixando dentro do seu sonho e dessa cerimônia. Uma dica boa e muito usada nesse modelo é o DIY (do it yourself).

Essa prática é quando o próprio casal coloca a mão na massa para fazer decorações e lembrancinhas.

Lembre-se sempre de focar nos detalhes acima dito para que você consiga fazer o casamento americano dos seus sonhos.

Confira alguns costumes curiosos de casamentos americanos

Uma tradição muito comum nos casamentos americanos é o famoso “something old, something new, something borrowed, something blue”.

Você com certeza já ouviu essa frase em algum filme e é literalmente a noiva usar algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul. 

Sejam essas coisas um pingente, uma pulseira, uma presilha ou até mesmo o vestido de noiva que muitas mães passam para as filhas.

Esse é um costume de grande diferença para o brasileiro, pois aqui as noivas costumam alugar ou mandar fazer seus vestidos.

No casamento americano, as mães costumam guardar o seu vestido de noiva para as filhas casarem e elas guardam para suas netas e assim por diante.

Conclusão

Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então aproveite para ler também Como era a lua de mel na Idade Média?

Escrito por Ivan

Anúncios