Como era a lua de mel na Idade Média?

Hoje tem conteúdo para quem tá pensando em casar e quer saber mais sobre História! Vem descobrir com a gente como era a lua de mel na Idade Média!

Anúncios

O romance está no ar aqui no Trechos da Vida. E é claro que esse sentimento nos inspirou nos temas que vamos explorar juntos ao longo dessa semana!

Nesta semana, um dos temas principais dos nossos materiais vai ser sobre casamentos e lua de mel

Um sonho para 99,9% dos casais que planejam se casar, a lua de mel é, sem dúvidas, um daqueles momentos sublimes onde o casal celebra a sua união a sós.

E por uma série de fatores, existem diversos tipos de comemorações de lua de mel. Além da clássica viagem para algum lugar romântico famoso, existe quem prefira viajar para lugares mais íntimos e sem tanto fluxo de pessoas, tem quem dispense a viagem e faça a lua de mel em casa mesmo e até mesmo quem acha esse tipo de evento algo dispensável e que não é tão necessária.

Anúncios

Independente do destino, a lua de mel é um verdadeiro clássico quando o assunto é casamento e, até hoje, é algo presente na vida dos recém casados.

Mas você já parou para pensar sobre a origem da lua de mel e como era a lua de mel na Idade Média, um período tão distante de nós historicamente?

Aposto que esse pensamento tão específico nunca passou pela sua cabeça, né?

Mas por aqui já! E é claro que esse não poderia deixar de se tornar um dos temas sobre a lua de mel.

Ao decorrer do texto, vamos voltar no tempo e explorar um pouco mais sobre como era a lua de mel na Idade Média, uma época tão remota.

A origem da lua de mel

De onde vem o nome “Lua de Mel”? Já parou pra pensar? É claro que tem toda a analogia do doce de acabar de se casar, mas vamos descobrir de onde veio esse nome?

O nome vem de um antigo costume nórdico do século 16 em que pediam que os recém casados bebessem uma bebida chamada hidromel, que é uma mistura de mel e outros elementos).

E os recém casados tinham que fazer isso durante a primeira noite de lua cheia após o casamento e com isso recebem a bênção da fertilidade para terem filhos.

Também dizem que há mais de 1.500 anos A.C. na Babilônia, o pai da noiva costumava presentear o noivo com uma cerveja de mel durante as noites de lua cheia no mês do casamento.

Já em Roma, era costume que a mãe colocasse um recipiente com mel no quarto dos recém casados, que além de trazer fertilização, era usado pela noiva como creme.

E agora já sabemos que Mel sempre esteve envolvido nos recém casados, né? Mas e a lua? A lua foi citada algumas vezes, mas ainda tem mais coisa envolvendo ela.

Na Idade Média, só era permitido se casar durante as noites de lua cheia seguindo uma tradição mitológica da Alemanha.

E os casais precisavam beber hidromel durante trinta dias após o casamento, novamente para trazer a benção da fertilização.

E com todas essas tradições envolvendo mel e a lua cheia, foi criada a famosa Lua de Mel, que é o período logo após o casamento que os noivos têm para eles mesmos.

A lua de mel sempre foi um evento relacionado ao casamento ou união de duas pessoas?

E agora, será que esse termo foi sempre ligado ao casamento ou união de duas pessoas que se amavam? Podemos dizer que sim.

Apesar de ter vindo de diversos lugares do mundo e cada um com uma proposta diferente, todas elas envolviam costumes parecidos, envolvendo lua e mel.

Então quando o termo foi inventado, foi sobre a união dessas duas pessoas, porém não como é hoje.

Antigamente era muito mais sobre receber a benção de ter filhos num futuro próximo do que sobre a união das duas pessoas.

Hoje o evento é sobre o casal, sobre ter aquele momento de se apaixonar novamente e curtir o momento a dois depois da correria de um casamento.

Como era a lua de mel na Idade Média?

Apesar da Idade Média ter sido um dos principais criadores da famosa “lua de mel”, como era a lua de mel nessa época? Era parecida com o que é hoje?

A resposta é não. Era bem diferente. Além do citado acima (que o foco era na fertilização), a lua de mel não era uma época de estar apenas a dois e se apaixonar novamente.

Na Idade Média, as regras eram muito rígidas e os casamentos aconteciam com mais frequência, pois não se namorava como agora, as pessoas se conheciam e se casavam.

Com isso, nesse período de lua de mel, além da constante presença dos pais nesse período, era usado para conhecer melhor o seu ou sua parceira.

E muitas dessas vezes, seria a primeira vez que os recém casados estavam sozinhos para trocar carícias e se aproveitarem como um casal.

E muitas vezes, o casal já dava início a tentativa de gerar filhos para a família, pois era para isso que servia esse período.

Então, era muito comum que mulheres engravidassem nesse período e com pouca idade.

Conclusão

Como deu para perceber, o tempo mudou bastante o conceito da lua de mel desde a Idade Média, né?

E nem preciso falar que esse modelo que já está tão inserido na nossa realidade é muito mais atraente e agradável do que o estilo de lua de mel que era praticado ao longo da Idade Média.

De qualquer forma, é sempre legal entender melhor a origem das coisas e, de certa forma, descobrir como elas evoluíram com o passar do tempo.

E para finalizar: se você se interessou pelo tema lua de mel, queremos te relembrar que esse será um dos temas centrais da nossa semana. Ou seja: se quer saber mais sobre esse assunto, é só ficar de olho aqui no site para não perder nada!

Gostou do conteúdo de hoje? Então aproveite a oportunidade para ler também Ramo de Casamento… O amor pode esperar, mas o seu sonho não!

Escrito por Ivan