Casamento cigano: conheça as curiosidades sobre a tradição

Você já ouviu falar do casamento cigano? Vem explorar as principais curiosidades sobre essa tradição secular!

Anúncios

Como você já deve imaginar, o que não falta nesse mundão afora são tradições diferentes para celebrar um casamento.

Além dos fatores de localização – que mudam bastante de país para país – existem também as influências culturais, que acabam influenciando e, com o passar dos anos, ajuda a moldar uma celebração de casamento.

E na lista dessas culturas temos um tipo de cerimônia que chama bastante a nossa atenção e, devido a toda a aura de mistério que ronda os hábitos dessa cultura, é o casamento cigano.

Quem aí já ouviu falar desse tipo de cerimônia? Faz ideia de quais os rituais que fazem parte de um evento como esse?

Anúncios

É o que vamos descobrir juntos ao longo do conteúdo de hoje! 

Ao longo deste material que preparamos para você, nós vamos explorar os principais costumes em torno de uma celebração tão importante para a nossa sociedade vista pela ótica de um cultura tão diferente da nossa como a cultura cigana.

O que é um casamento cigano?

casamento-cigano
Casamento cigano: conheça as curiosidades sobre a tradição | Reprodução: Internet

Culturalmente – e até religiosamente falando – existem diversos tipos de tradições que fazem parte de uma união matrimonial tão importante quanto é um casamento.

E o casamento cigano é um deles.

Assim como a maioria das culturas ao redor do mundo, o casamento cigano é uma das tradições mais antigas e importantes para a cultura desse povo.

E por mais que muita gente não leve muito a sério esse tipo de união para pessoas que fazem parte dessa cultura – já que eles são conhecidos justamente por viverem de uma maneira mais livre e sem amarras ou criar raízes em um lugar – o casamento cigano é um evento sério e que serve para celebrar a união de um casal que se escolheu para viver a vida juntos.

O momento do casamento é marcado por muita música, dança, jantares, roupas tradicionais, jóias e até mesmo a negociação do pagamento de dotes que, apesar de ser um costume que já ficou pra trás há muito tempo, ainda é uma prática usada entre os povos ciganos.

No próximo tópico vamos conhecer algumas características e curiosidade sobre o casamento cigano.

Quais as principais características de um casamento cigano?

casamento-cigano
Casamento cigano: conheça as curiosidades sobre a tradição | Reprodução: Internet

A seguir, reunimos algumas curiosidades sobre um casamento cigano para você ficar por dentro dessa celebração!

Uma festança para ninguém botar defeito 

Quando falamos de um casamento tradicional que nós vamos de vez em quando, a questão da duração desses eventos pode variar bastante dependendo do perfil dos noivos e a cultura deles.

Mas, de maneira geral, os casamentos costumam durar entre 4h a 6h, dependendo do tipo de cerimônia. Mas se os convidados estiverem realmente animados, essa festa pode continuar por mais tempo.

Se você acha que 6h para uma festa casamento muita coisa, já aviso que é melhor você passar bem longe de um casamento cigano.

Isso porque, diferente dos casamentos a que estamos acostumados, os casamentos ciganos podem durar até impressionantes 3 DIAS! Isso mesmo! 3 dias de festas para celebrar a união de um casal.

Teria pique para participar de uma festança dessas?

Cor, cor e muita cor!

Quando falamos em casamento tradicional, um dos primeiros pensamentos que temos é no vestido branco usado pela noiva, né? 

Afinal, o vestido – geralmente branco – usado por ela é um dos principais destaques de uma festa de casamento. E em um casamento cigano não seria diferente!

Mas todo esse destaque acontece de uma forma diferente quando se trata de uma cerimônia cigana.

O branco é substituído pelo vermelho e rosa, que são os tons mais comuns entre os vestidos das noivas ciganas. 

Além disso, os vestidos costumam ser muito ornamentados e confeccionados de acordo com as escolhas da noiva. E diferente dos casamentos tradicionais, não é tão comum o uso de rendas e outros detalhes pequenos que nós estamos acostumados. Muito pelo contrário!

Aqui, o objetivo é chamar o máximo de atenção possível! E para isso, vale tudo: vestidos bem estruturados, volumosos, com decotes e fendas profundos e todo tipo de adereço que ajude a dar mais destaque para a noiva durante o seu dia tão especial!

E isso também inclui os acessórios usados pelos noivos, que costumam incluir bastante ouro e ostentação.

A virgindade ainda é um quesito

Apesar de ser um tema bastante ultrapassado, a virgindade ainda é algo que conta bastante durante um casamento cigano tradicional.

Essa questão – que costuma pesar mais para o lado da mulher, já que a virgindade é mais fácil de ser ‘comprovada’ nesse caso – costuma ser comprovada após o final da festa, quando o casal tem o seu momento a sós.

Depois da noite de núpcias, o noivo costuma exibir o lençol ou camisa sujo de sangue para os demais.

Mas esse costuma depender bastante da linhagem cigana que as famílias fazem parte.

Uma dica para quem se interessou pelo casamento cigano

Depois de entendermos o que é um casamento cigano e quais as principais características e curiosidades em torno dessa celebração tão distante do que estamos acostumados, nós tivemos a ideia de finalizar o conteúdo com uma dica.

Se você ficou curioso(a) para entender um pouco mais esse costume, saiba que existe uma série no estilo reality show que mostra um pouco mais sobre essa cultura e os hábitos que fazem parte de um casamento cigano.

Esse programa é transmitido pelo Discovery Brasil e é uma ótima opção para quem tem curiosidade para entender melhor como esse tipo de celebração funciona.

Confira um trecho de um dos episódios da série:

E o melhor é que a série já conta com diversos episódios. Ou seja, dá para maratonar e se tornar um expert na área dos casamentos ciganos.

Conclusão 

Gostou de descobrir um pouco mais sobre um casamento cigano?

E para quem se interessou por esse conteúdo envolvendo casamento, dá uma olhada nos materiais que já criamos aqui no site envolvendo esse tema.

Gostou do material que preparamos para você hoje? Então aproveite para ler também Casamento americano: veja como organizar a cerimônia

Escrito por Ivan