Como usar papel alumínio no forno?

Apesar de não ser necessariamente uma técnica tão recente na hora de cozinhar, muita gente ainda tem dúvidas sobre como usar papel de alumínio no forno.

Anúncios

Qual será o lado certo para usar? Será que esse tipo de recurso faz algum mal para a saúde? 

Essa e outras dúvidas serão tiradas ao longo desse conteúdo. Aqui, nós vamos te mostrar tudo o que você precisa saber na hora de usar papel alumínio na cozinha.

O uso do papel alumínio

Sabe aquele tipo de item que é praticamente indispensável em qualquer cozinha? O papel alumínio é um deles!

Ele é um item bastante versátil e que pode ser usado em diversas situações normais do cotidiano de uma cozinha.

Anúncios

Seja na preparação de uma carne bovina, de carne suína ou até mesmo de aves. Ter papel alumínio em mãos sempre é uma boa opção! 

Mas, por mais que seja um item bem prático, ainda podem surgir dúvidas em relação ao seu uso. 

E é sobre isso que vamos falar nos próximos tópicos.

Para que serve o papel alumínio no forno?

Independente do tipo de proteína que está sendo preparada no forno – seja bovina, suína ou até mesmo aves – todas elas têm uma preocupação em comum.

E é em relação ao ponto final que esse assado terá.

Por serem tipos de proteínas distintas, cada uma delas possui suas próprias particularidades.

Por exemplo: quando estamos falando de carne suína, é comum que a carne fique borrachuda ou até mesmo seca quando passa do ponto.

E isso pode causar um climão em qualquer almoço de domingo ou uma reunião familiar, né? 

É exatamente para evitar esse tipo de situação que o papel alumínio é utilizado – geralmente logo no início do processo.

Como usar papel alumínio no forno?

Agora que você já está um pouco mais familiarizado com esse tipo de “truque”, chegou a hora de sabermos um pouco mais sobre como usar papel alumínio no forno.

Como mencionado no final do tópico anterior, na maioria dos casos o alumínio é um recurso que é utilizado logo no início do processo.

No primeiro momento em que a proteína entra em contato com o forno, o papel alumínio já deve estar devidamente colocado.

E isso tem uma explicação bem simples!

Caso a proteína em si for colocada diretamente no forno desde o primeiro momento, corre de toda a parte externa da carne assar.

Dependendo da situação, a proteína em si pode até mesmo queimar – mas ainda assim ficando cru no seu interior.

Mas quando a forma onde o assado já está coberta com alumínio desde o início, o assado primeiro cozinha com o vapor.

E isso faz toda a diferença no resultado final. Dessa forma, a proteína fica assada de maneira uniforme.

E, além desse uso específico dentro do forno, outro uso que também se atribui ao papel alumínio é na conservação do calor após o prato já estar pronto.

Esse uso já é um pouco mais geral e não está diretamente relacionado a pratos que vão ao forno.

Nesse caso, o papel alumínio é utilizado mais para manter a comida em si aquecida por mais tempo. 

Lado brilhante x Lado fosco: como usar papel alumínio no forno?

E quando o assunto é papel alumínio, a principal dúvida que surge entre os cozinheiros de primeira viagem e que estão tendo os primeiros contatos com o material é:

Lado brilhante ou lado fosco? Qual deles fica virado para o exterior e qual deve ficar voltado para a parte interna?

E a resposta para essa dúvida é: o lado mais brilhante deve ficar virado para a parte interna!

Um dos motivos para esse jeito ser o correto é que, pela parte brilhante ser mais lisa, as chances dele grudar no alimento são menores.

Outro ponto positivo para usar o lado brilhante para dentro é em relação a eficiência que esse lado tem na hora de manter o calor interno.

Afinal, se você está buscando realizar o assado perfeito, essa é uma etapa muito importante.

O uso do papel alumínio no forno pode fazer mal para a nossa saúde?

Essa é outra pergunta bastante frequente quando o assunto é o uso do papel alumínio no forno. 

Afinal, será que essa prática oferece algum risco para a nossa saúde?

Segundo alguns especialistas na área de química, usar esse tipo de artifício pode não ser a melhor das opções para a nossa saúde.

Estudos já apontaram que, quando exposto a altas temperaturas como um forno, algumas partículas desse papel alumínio – mesmo que microscópicas – podem acabar passando para a comida.

E isso é algo que pode ser bastante perigoso para a saúde humana.

O excesso do alumínio em si no corpo pode afetar – e até mesmo enfraquecer – as células dos ossos. Isso acaba dificultando a absorção de cálcio pelo nosso corpo.

Ao não ser devidamente absorvido, esse cálcio permanece no nosso sangue. E isso também pode atrapalhar o funcionamento de outros pontos do nosso corpo.

Ou seja: é praticamente um efeito dominó.

Outro ponto que merece a nossa atenção é em relação a forma como esse tipo de metal pode se acumular com o passar dos anos.

Através de autópsias realizadas em pesquisas anteriores, cientistas chegaram a encontrar grandes quantidades do metal nos cérebros de pacientes com Alzheimer.

Apesar de não haver nenhum estudo que aponte a ligação direta entre a presença do alumínio e a ocorrência dos casos de Alzheimer, tal pesquisa aponta que pode haver sim uma relação entre os dois fatores.

Em contrapartida, muitos pesquisadores e cientistas defendem o uso do material na cozinha, afirmando que as contribuições mínimas do uso do papel alumínio na cozinha são seguras.

Conclusão

Agora que você já se tornou um expert em como usar o papel alumínio no forno, com certeza ficou mais fácil preparar aquele assado no final de semana para a família toda!

E a verdade é que, sabendo usar do jeito correto, o papel alumínio é uma peça chave para qualquer cozinha! 

Gostou desse conteúdo? Então aproveita para ler também Como limpar cooktop de vidro? Descubra o segredo para não manchar

Escrito por Ivan