Organizar guarda roupa pequeno pode ser um verdadeiro dilema para muitas pessoas. Essa é uma missão que pode ser bem difícil.
Anúncios
Foi pensando nisso que elaboramos o conteúdo de hoje! Nesse texto, reunimos 10 dicas de ouro que irão te ajudar a manter o seu guarda roupa pequeno organizado.
Com essas dicas, você conseguirá utilizar todo o espaço disponível no seu móvel, mas sempre priorizando a organização.
10 dicas para organizar guarda roupa pequeno
Agora vamos ao que interessa. A seguir, reunimos 10 dicas importantes para quem quer manter o seu guarda roupa pequeno sempre organizado.
Antes de mais nada, esvazie seu guarda roupa
A primeira dica é: esvazie e limpe o seu guarda roupa. Dessa forma, você irá conseguir visualizar melhor todo o espaço que você tem e entender melhor todo o potencial que o seu guarda roupa tem.
Anúncios
E vamos combinar que é bem mais fácil começar uma organização do zero, né? Assim tudo fica 100% organizado!
Passe para frente tudo que você não usa mais
Todo mundo tem aquelas peças de roupa que já nem servem mais, mas ainda temos aquela esperança de usá-las de novo, né? Ou então aquela roupa que, apesar de já estar bem velhinha, não temos coragem de jogar fora.
Querendo ou não, todas essas peças podem ocupar um espaço bastante valioso no seu guarda roupa pequeno. Portanto, a regra de ouro é: desapegue-se! O acúmulo é um dos principais vilões da organização.
Você pode doar para alguém que precise ou alguma entidade ou até mesmo fazer um bazar. Assim, você ganhará um bom espaço para as compras futuras.
O ideal é praticar esse exercício com uma certa frequência. Muita gente faz isso de seis em seis meses ou anualmente.
Aposte em divisórias para suas gavetas
Outra ótima opção para quem busca organização mas tem um guarda roupa pequeno é o uso de divisórias.
Os modelos tipo colméia são excelentes para organizar e armazenar gavetas de acessórios, como meias e roupas íntimas, por exemplo.
Use todo o espaço disponível do seu guarda roupa pequeno
Quando o espaço disponível não é tanto quanto gostaríamos, uma ótima saída é utilizar todo o potencial que o seu guarda roupa pequeno tem. E isso inclui tanto a parte interna quanto a externa.
Caso o seu quarto possua o espaço necessário, você pode usar as laterais do seu guarda roupa para pendurar acessórios através de ganchos. Você pode pendurar desde bijuterias e até bolsas e chapéus.
Só tome cuidado para não amontoar muitas peças e tornar a lateral abarrotada de acessórios.
Utilize o poder das prateleiras na parede
Seguiu as dicas e mesmo assim faltou espaço dentro do seu guarda roupa? Você também pode utilizar prateleiras nas paredes. Dessa forma, você consegue usar um espaço que, até então, não seria usado.
Nessas prateleiras você pode usar para guardar bolsas e calçados, por exemplo.
Se possível, divida as roupas por estação
Essa dica pode facilitar bastante a vida de quem quer manter seu próprio guarda roupa pequeno bem organizado. Separe o seu guarda roupa pensando nas estações do ano. As roupas que não fazem tanto sentido para o clima da estação você guarda.
Por exemplo: Se estamos no verão e enfrentamos temperaturas mais altas, deixe as roupas mais leves e confortáveis – que você irá usar com mais frequência – mais fáceis de acessar, e a mesma coisa quando chegar o inverno.
Dê uma atenção extra aos cabides
Pode parecer algo simples, mas organizar bem os seus cabides faz toda a diferença na organização do seu guarda roupa pequeno.
Separe os modelos de cabides que você tem em casa, deixe eles organizados por grupos e colocados sempre no mesmo sentido.
Além do seu guarda roupa ficar mais agradável visualmente, fazer isso trará mais praticidade no seu dia a dia, já que ficará mais fácil de pegar as peças sem precisar fazer bagunça.
E, além de dar a prioridade dos cabides para as peças que podem amassar mais facilmente, saiba escolher qual peça vai para qual tipo de cabide.
Peças mais pesadas – como blusas de frio e jaquetas – devem ser guardadas em cabides mais resistentes, tipo os de madeira.
Já as peças mais leves – como camisetas e camisas – podem ser guardadas em cabides de plástico.
Guarde separadamente peças muito específicas
Sabe aquele vestido de festa que você usou para ser madrinha de casamento? Ou aquele blazer meio volumoso que você usou em um evento mais chique? Eles podem ocupar um espaço danado no seu guarda roupa pequeno.
Por isso, o indicado é que você encontre outro lugar – uma caixa ou um cesto organizador, por exemplo – para deixá-los separados das roupas que você usa com bem mais frequência.
Mas atenção: lembre-se de guardar essas peças sempre com bastante cuidado e em locais adequados. Assim, você evitará que elas se danifiquem por ficarem tanto tempo guardadas.
Separe o cantinho das roupas de cama no seu guarda roupa
Chegou a hora de lidar com elas: os lençóis e as roupas de cama. Todo mundo sabe que dobrar um lençol de elástico pode ser uma missão bem difícil e que requer muita habilidade.
Mas lembre-se que é por um bem maior: a organização do seu guarda roupa pequeno! Por isso, separe um cantinho para guardar essas roupas de cama e lençóis. Dependendo do tanto de peças e da forma como você vai dobrar, elas podem ser guardadas em uma das suas gavetas.
Utilize sempre sachês de aroma no seu guarda roupa
Tá, essa pode não ser ligada diretamente com a organização, mas é sempre bom pegar aquela peça na hora de usar e sentir um cheirinho bom nela.
Para isso, invista em saquinhos e sachês aromatizantes.
Escolha o cheiro que você mais gosta e coloque dentro do seu guarda roupa. Acredite, vai fazer uma baita diferença.
Conclusão
Viu como não é tão difícil manter um guarda roupa pequeno organizado? Com a disciplina e utilizando os recursos certos, fica fácil aproveitar todo o potencial do seu guarda roupa e ainda priorizar a organização.
Gostou desse conteúdo? Então aproveita para ler também Aplicativos de streaming: os melhores apps para assistir filmes