Espada de São Jorge: Saiba como plantar e como cuidar!

Que tal conhecer mais sobre uma planta que é uma ótima opção para quase todos os tipos de casa? Descubra a espada de São Jorge!

Anúncios

Um movimento que sempre esteve em alta por aqui é o de tornar a casa mais verde através do uso das plantas!

Seja em casa, no apartamento, no jardim, no quintal e até mesmo no ambiente de trabalho, o brasileiro adquiriu a fama de gostar de deixar o seu lar cada vez mais cheia de natureza.

E mesmo não sendo uma unanimidade – afinal, tem bastante gente por aí que não tem afinidade alguma com as plantas e prefere não misturar casa e plantas – é inegável que esse tipo de hábito está cada vez mais comum na sociedade de hoje!

Dito isso, se você está começando agora nesse universo, temos uma ótima sugestão de planta para você escolher! Estamos falando da famosa espada de São Jorge, uma das grandes queridinhas aqui do Brasil!

Anúncios

No texto de hoje, vamos falar sobre e explorar juntos as principais características dessa planta tão popular e que possui uma verdadeira legião de fãs aqui no nosso país! 

O que é a espada de São Jorge?

espada de são jorge

Enquanto escrevia esse tópico, me dei conta que estava escrevendo apenas por uma mera formalidade. Afinal, é praticamente impossível encontrar alguém que nunca teve contato com uma planta tão popular quanto a espada de São Jorge.

Mas se você é leigo no mundo da jardinagem e não sabe do que estamos falando, eu te explico! 

Um clássico entre os brasileiros, a espada de São Jorge é uma daquelas plantas que está presente em quase todos os lares. 

Originária de regiões como África e Ásia, a planta faz parte da família Sansevieria, que conta com mais de 130 espécies. 

Mas a autêntica espada de São Jorge – aquela verde e rajada – é a Sansevieria zeylanica.

Seja pela sua resistência ou por toda a superstição que envolve a planta – dizem que ela funciona como uma barreira contra as energias ruins – ela é outra planta que é uma das queridinhas dos brasileiros.

A espada de São Jorge se dá super bem em ambientes fechados – contanto que haja certa iluminação. 

Por isso, é uma excelente pedida para quem quer uma plantinha nova!

Saiba mais sobre como plantar e cuidar da espada de São Jorge

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa planta tão famosa por aqui, que tal falarmos um pouco mais sobre as principais dicas de como cuidar da sua espada de São Jorge?

Confira algumas dicas essenciais que você precisa saber antes de adquirir a sua planta!

Como plantar?

Para começar forre o fundo do vaso com argila expandida e cubra a camada com uma manta bidim. Essa combinação é muito boa para a drenagem da irrigação.

Depois, preencha ⅓ do recipiente com areia peneirada. Isso evitará que o composto orgânico encharque e a raiz apodreça.

Em seguida, você deve adicionar um pouco de composto orgânico – como húmus de minhoca ou compostagem de fundo de rio – e compacte levemente com as mãos.

Depois é só colocar terra e posicionar a muda no centro do vaso, preenchendo as laterais com mais terra até que ela fique firme.

Uma ótima opção é preencher as laterais do vaso com cascas de pinus, que mantêm a umidade e servem como matéria orgânica.

Luminosidade

A espada de São Jorge é uma planta que é muito fácil de cuidar, e isso inclui a luminosidade.

Ela aceita e gosta tanto de uma luz mais indireta, ou seja, quando não fica exposta ao sol, mas não morre ou fica amarelada caso fique exposta diretamente ao sol.

O preferível para ela é quando fica de forma indireta, então você pode colocar a planta no sol da manhã e depois colocar em um ambiente claro, mas que não fique exposto ao sol mais forte.

Regagem

A espada de São Jorge não necessita de uma regagem muito árdua, então é excelente para aqueles que não tem uma rotina tão fixa.

O ideal é que ela seja regada a cada duas semanas ou mais, o segredo é perceber quando a sua planta está precisando de água.

Para isso, enfie o dedo no solo da sua espada de São Jorge e sinta se o solo inicial (os primeiros cinco centímetros) já está seco.

Se estiverem, aí é ideal regar a planta. Caso contrário, pode esperar mais um pouco para regar, pois a regagem em excesso pode apodrecer a raiz da planta.

Poda 

A Espada de São Jorge não requer poda, pois é uma planta que quase nunca apresenta necessidade.

Caso você veja que tem alguma folha que está inclinada ou caindo, você pode retirar. 

Basta usar uma tesoura e fazer um corte reto no início da folha que quer retirar e pronto.

Onde colocar a sua espada de São Jorge? Descubra as melhores opções

A Espada de São Jorge é uma planta conhecida por muitos como a planta que espanta maus olhados e por isso faz muito sucesso.

Você pode colocar a planta na sua sala de estar, já que é um lugar onde costuma ser mais frequentado da casa e por ser uma planta que não faz sujeira e vai decorar muito bem seu ambiente.

Muitas pessoas também colocam no lavabo, pois costuma ser o banheiro que visitas usam e por combinar muito bem com qualquer tipo de decoração.

Outra opção muito boa é no quarto, pois além de ajudar a umidificar o ar do ambiente, pode trazer boas energias para quem ali dorme.

E muitas pessoas também usam a planta em estabelecimentos, por ser um ambiente muito frequentado por estranhos e também para trazer boa sorte ao local.

A verdade é  que não existe um lugar certo para colocar a espada de São Jorge, pois combina com todos os ambientes. 

É uma planta que fará sucesso onde você colocar e com toda certeza vai trazer mais vida e boas energias para esse ambiente.

O misticismo em torno da espada de São Jorge

Para finalizar, que tal falarmos um pouco mais sobre um dos principais pontos que contribuiu diretamente para que a espada de São Jorge se torne cada vez mais popular nos lares brasileiros: o misticismo.

Com o passar dos anos, as crenças populares em torno da planta só foram crescendo. E a mais popular delas aponta que a espada de São Jorge funciona como uma espécie de barreira contra as energias negativas que podem entrar na sua casa trazidas por eventuais visitantes.

Justamente por isso, muita gente gosta de colocar o seu vaso com uma espada de São Jorge perto da porta, para ajudar a espantar mau-olhado e qualquer tipo de energia ruim.

É claro que nem todo mundo acredita nessa superstição e acabam escolhendo a planta para compor a decoração da casa unicamente por sua beleza e fácil manutenção.

Conclusão

Se você chegou até aqui e ainda não tem uma espada de São Jorge na sua casa, acho que já tá mais do que na hora de comprar a sua, né? 

Como você pôde perceber ao longo do texto, essa é uma ótima planta tanto para quem está começando agora no mundo ‘pai e mãe de planta’ e quer iniciar com uma planta mais fácil de cuidar quanto para quem já tem certa experiência e quer deixar a sua casa ainda mais verde!

Seja qual for o seu perfil ou o estilo de decoração da sua casa,, tenho certeza que a espada de São Jorge será uma ótima opção para você!

Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então acho que você deveria ler também 5 tipos de plantas para ambientes fechados

Escrito por Ivan