Com certeza você já ouviu falar de acupuntura, né? Mas você sabia que também existe acupuntura para pets? Vem saber mais sobre esse tratamento!
Anúncios
O que é acupuntura?
Imagina a seguinte situação: uma terapia que, para ajudar a tratar doenças, dezenas e dezenas de agulhas são inseridas em diversas partes do seu corpo ao longo de várias seções. Parece um pouco curioso, né?
Estamos falando da acupuntura.
Esse método terapêutico, que é originário da China, é uma excelente ferramenta no tratamento de diversas doenças e, além disso, ajuda a promover saúde e bem estar aos pacientes adeptos desse tipo de terapia.
A inserção das agulhas da acupuntura é uma excelente maneira de estimular as terminações nervosas existentes no local.
Anúncios
A Organização Mundial da Saúde (OMS) já publicou um relatório onde o tema central era o uso da acupuntura.
O tratamento é recomendado para mais de 200 doenças e sintomas, como enxaquecas, cefaleias, rinite alérgica, depressão, ansiedade e até mesmo para ajudar a minimizar os efeitos colaterais da quimioterapia.
O que é acupuntura para pets?
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a acupuntura, chegou a hora de falarmos sobre o tema principal do nosso conteúdo: a acupuntura para pets.
Apesar de parecer um tipo de terapia bem recente, o uso de acupuntura para animais é bem mais antigo.
Estima-se que a técnica começou a ser utilizada em meados da Dinastia Chang – que tem duração de 1765 a.C até 1123 a.C. Na época, o tratamento era realizado em cavalos feridos.
Sem muitos segredos, a acupuntura para pets (também conhecida como acupuntura veterinária) segue os mesmo princípios que o tratamento para seres humanos.
Através do uso de agulhas especiais, o método visa restaurar e manter a saúde do animalzinho, ajudando a restabelecer o equilíbrio do organismo do pet.
Ao estimular cada ponto durante as sessões, em função das inúmeras terminações nervosas, é possível acessar o sistema nervoso central do pet.
Isso ajuda a garantir a eficácia do tratamento para diversos tipos de enfermidades.
Quais os principais benefícios da acupuntura para pets?
Mas não é só para tratamento de doenças que a técnica pode ser utilizada.
A acupuntura para pets possui diversos benefícios para a qualidade de vida e bem estar do animal.
Entre os principais benefícios do uso da técnica, estão:
estimulação do sistema imunológico do animal, alívio da dor, melhora do fluxo sanguíneo, melhora na imunidade, ativação de processos regenerativos, relaxamento e até mesmo recuperação motora do pet.
Além disso, durante as sessões de acupuntura dos pets, acontece a liberação de endorfina e cortisol.
A liberação dessas duas substâncias pelo cérebro do animal ajudam a proporcionar relaxamento muscular, auxiliando no funcionamento dos músculos do pet.
A acupuntura para pets dói?
Essa é uma pergunta bastante frequente. Afinal, ver o seu animalzinho recebendo diversas agulhas durante as sessões deve dar uma baita de uma agonia.
Mas pode ficar tranquilo! Na grande maioria dos casos, o tratamento todo é completamente indolor.
Dependendo do caso e da enfermidade, ao iniciar o tratamento e a agulha é inserida no local dolorido, o pet pode até sentir uma rápida sensação, como se fosse um breve choquinho.
Mas essa sensação passa bem rápido.
Após esse primeiro instante, a aplicação das agulhas pelo profissional auxilia na sedação do local que está dolorido, proporcionando alívio de dor e relaxamento para o seu animalzinho.
Com esse alívio, os pets tendem a entender que o tratamento, apesar de ser algo novo e estranho para eles, está proporcionando algo bom.
Inclusive, existem até mesmo pets que dormem durante as sessões, tamanha a sensação de relaxamento proporcionada durante o tratamento.
Portanto, os donos de pet podem ficar 100% tranquilos em relação ao tratamento.
Quanto custa a acupuntura para pets?
Essa é uma pergunta que pode ser um pouco difícil de responder. Existem diversos fatores que podem influenciar a precificação desse tipo de tratamento, tornando-o mais caro ou mais barato.
Assim como na opção para humanos, o tratamento de acupuntura para pets geralmente é feito através de sessões. E cada uma dessas sessões custam, em média, de R$ 100 a R$ 150.
Claro que essa é a faixa de preço média.
Os preços podem variar bastante dependendo de fatores como o consultório ou profissional, o número de sessões, o tempo de cada sessão e a complexidade do caso.
Na maioria dos casos, é necessário a realização de, no mínimo, 10 sessões.
Em alguns casos menos graves e complicados, esse número de sessões pode resolver o problema de saúde do seu pet.
Mas também há casos mais complicados, onde é necessário estender o número de sessões.
Tudo vai depender bastante do diagnóstico do pet e do tratamento que será adotado pelo profissional responsável.
Quanto tempo dura uma sessão de acupuntura para pets?
Novamente, essa é uma pergunta que pode variar bastante dependendo do tipo de tratamento solicitado ou a complexidade de cada caso.
Mas, em geral, as sessões de acupuntura dos pets costumam durar, em média, entre 20 e 40 minutos.
Geralmente, o recomendado é que sejam realizadas 1 ou 2 sessões por semana, mas isso pode variar de caso para caso.
Se o profissional responsável julgar necessário alterar essa frequência para mais ou para menos e o tutor do pet aceitar, esse número pode aumentar ou diminuir.
Conclusão
A acupuntura pode até causar um pouco de estranheza para os mais leigos, mas esse tipo de tratamento pode oferecer diversos benefícios para o seu pet.
Mas, para isso, é necessário que o tutor busque profissionais sérios, capacitados e de confiança para a realização desse tipo de tratamento.
Também é importante ressaltar que, na maioria dos casos, a acupuntura para pets funciona como um tratamento complementar.
Os resultados alcançados pelo tratamento podem potencializados quando associados a outros tipos de terapias convencionais, como fisioterapia e hidroterapia, por exemplo
Dessa forma, você irá garantir que o seu pet receba o melhor e mais eficaz tratamento possível, e o melhor: priorizando sempre o bem estar do seu animalzinho.
Gostou desse conteúdo? Aproveite para ler também As raças de cachorro mais difíceis de adestrar