As plantas trepadeiras e 3 cuidados que você precisa ter

Se você acha difícil cuidar de uma plantinha em um vaso, é porque você ainda não conhece os cuidados com as plantas trepadeiras!

Anúncios


Chegamos ao fim de mais uma semana de conteúdos! E para encerrar a nossa maratona de materiais focados em jardinagem e em paisagismo, escolhemos uma espécie de planta que divide opiniões por onde passa!

Estamos falando das plantas trepadeiras.

Enquanto há quem goste desse tipo de planta e faz questão de cultivá-las, também existem pessoas que não simpatizam muito com essas espécies e preferem algo mais minimalista e convencional, como as plantas em vasos.

Independente de qual for a sua opinião sobre as plantas trepadeiras, um fato é incontestável: quando bem cuidadas, essas plantas são extremamente imponentes e majestosas.

Mas é claro que nem tudo são flores – com o perdão do trocadilho – quando o assunto é o cultivo dessas espécies de plantas. 

Anúncios


Para que ela permaneça sempre bonita e chamando a atenção por sua exuberância, é necessário muito trabalho e alguns cuidados que muitos ‘pais de plantas’ não estão tão dispostos a ter.

E é justamente sobre os cuidados que as plantas trepadeiras que nós vamos falar ao longo do texto de hoje!

Aqui, você vai descobrir um pouco mais sobre essa espécie, entender melhor o seu comportamento e seus principais pontos e, junto com a gente, vai descobrir 3 principais cuidados que você precisa ter para cultivar uma espécie dessa no seu jardim ou no seu quintal!

Plantas trepadeiras: fique por dentro da principais informações sobre essa espécie de planta

As plantas trepadeiras e 3 cuidados que você precisa ter
As plantas trepadeiras e 3 cuidados que você precisa ter | Reprodução: Decorfacil

Também conhecidas como videiras, plantas escandentes ou trepadoras, as plantas trepadeiras são espécies que agarram a outras plantas superfícies ou estruturas conforme vão crescendo

Conhecidas por serem plantas extremamente versáteis, existem diversas espécies que se encaixam nessa categoria.

E entre as mais conhecidas, temos diversas espécies: Jade, Alamanda, Hera, Unha de Gato,  Jibóia, Primavera, Cipó-de-São-João, Sapatinho-de-Judia… O que não falta são espécies de plantas trepadeiras para você escolher!

As plantas trepadeiras são opções apenas para quintal ou jardim?

As plantas trepadeiras e 3 cuidados que você precisa ter
As plantas trepadeiras e 3 cuidados que você precisa ter | Reprodução: Decorfacil
Anúncios


Diferente do que muita gente pode pensar, as plantas trepadeiras vão muito além desse uso externo e, cada vez mais, elas vêm se tornando opções de decoração para quem quer apostar em algo diferenciado e para o interior da casa.

A grande maioria das pessoas que não possui um contato próximo com o paisagismo tende a associar as espécies de plantas trepadeiras com aquelas plantas que cobrem os muros altos de casas.

Existem espécies que podem ser instaladas dentro de casa, trazendo um toque extra na decoração e ainda garantindo que a sua casa fique mais verde.

Ou seja: as plantas trepadeiras estão cada vez mais dentro de casa!

Conheça 3 cuidados essenciais para quem quer cultivar plantas trepadeiras em casa

As plantas trepadeiras e 3 cuidados que você precisa ter
As plantas trepadeiras e 3 cuidados que você precisa ter | Reprodução: Decorfacil

Agora que você já está mais por dentro do que são as plantas trepadeiras, que tal falarmos um pouco mais sobre os cuidados que essas espécies podem exigir de quem as cultiva?

Se uma planta de pequeno porte – como uma samambaia ou uma espada de São Jorge – já demandam um certo cuidado, uma planta com o porte das trepadeiras pode acabar exigindo muito mais atenção.

É claro que cada espécie possui suas próprias necessidades e particularidades – inclusive quando falamos sobre espécies para ambientes internos e plantas para jardim/quintal.

Mas, de modo geral, existem alguns cuidados que devem ser levados em consideração.

A seguir, listamos 3 cuidados relacionados às plantas trepadeiras que você deve ter na hora de cultivar essas espécies de plantas!

A atenção com as podas é um cuidado essencial quando falamos das plantas trepadeiras

Além da atenção em relação a forma como você aduba e rega a sua planta, outro ponto importantíssimo quando falamos de espécies de plantas é em relação a como você realiza a sua poda.

Afinal, não é só deixar a planta crescer sem parar. Isso porque, quando as podas não são realizadas com uma certa frequência e o crescimento da planta acontece de forma descontrolada, ela tende a ficar com um aspecto feio e desleixado.

Por isso, para garantir que a sua trepadeira permaneça sempre linda e saudável, vale a pena dar uma atenção extra para a prática da poda.

Tenha paciência e saiba respeitar o tempo de crescimento da sua planta

As plantas trepadeiras e 3 cuidados que você precisa ter
As plantas trepadeiras e 3 cuidados que você precisa ter | Reprodução: Decorfacil

Não é novidade para ninguém que cada planta possui seu próprio tempo de crescimento. E uma planta do porte das plantas trepadeiras pode demorar ainda mais para atingir um tamanho que chama a atenção.

Portanto, a dica é saber respeitar o tempo da planta. Enquanto algumas espécies podem crescer mais rápido, outras podem demorar mais. De qualquer forma, a paciência deve vir sempre em primeiro lugar na hora cultivar uma planta trepadeira.

Garanta que a sua trepadeira tenha um solo fértil e cheio de nutrientes

Esse é um daqueles itens essenciais para qualquer planta. E com as plantas trepadeiras não seria diferente!

Para isso, é necessário ter bastante atenção para saber se a sua trepadeira está recebendo os nutrientes necessários para que ela cresça da melhor forma possível.

E dar aquele up nos nutrientes do solo em que a trepadeira está é mais fácil do que você imagina. Em lojas especializadas em produtos de jardinagem e paisagismo, é possível encontrar diversas opções de produtos que vão te ajudar nessa missão, como adubos especiais, por exemplo.

Conclusão

E aí? Gostou de conhecer um pouco mais sobre os cuidados com as plantas trepadeiras.

Como deu para perceber ao longo do texto, apesar de exigir certos cuidados em relação ao seu cultivo, as plantas trepadeiras estão ganhando cada vez mais espaço na área do paisagismo.

E se você tem vontade de optar por esse tipo de planta para decorar a sua casa, essa é a oportunidade ideal para você começar!

Com os cuidados certos e dando muito amor e atenção para a sua planta, tenho certeza que ela se desenvolverá bem e vai crescer cada vez mais saudável e cheia de vida!

Gostou do material que preparamos para você? Então acho que você deveria aproveitar para conferir também Espada de São Jorge: Saiba como plantar e como cuidar!

Escrito por Ivan

Anúncios