O que é bem-estar mental e como ter uma vida melhor?

Setembro pode até já ter acabado, mas é sempre tempo de falarmos sobre saúde mental, né? Vem saber o que é bem-estar mental!

Anúncios

Se existe um tema que vem ganhando cada vez mais força nas rodas de conversas – seja em algo mais formal ou até mesmo conversas de ‘mesa de bar’ – é a saúde mental.

Afinal, como você bem sabe, acabamos de passar por uma situação atípica onde uma pandemia mundial assolou o planeta, levou vidas e, de quebra, ainda nos forçou a viver uma rotina de isolamento totalmente fora do esperado de isolamento em nossas casas por quase dois anos.

Esse momento acabou prejudicando a saúde mental de muita gente! E até hoje, mesmo após o final da pandemia e a vida voltando ao normal, seguimos vivenciando os efeitos pós-pandemia.

Foi exatamente isso que fez com que o bem-estar mental se tornasse um tema tão recorrente.

Anúncios

E foi pensando na importância desse tema que decidimos criar o material que você está prestes a ler.

Depois de falarmos sobre o bem-estar físico aqui no site, decidimos abordar o bem-estar mental.

Vem descobrir o que é o bem-estar mental, saiba mais sobre a sua importância e conheça algumas dicas que vão te ajudar a alcançar essa meta.

O que é o bem-estar mental?

bem estar mental
O que é bem-estar mental e como ter uma vida melhor? | Reprodução: Intenet

Achamos importante começar o conteúdo falando um pouco mais sobre o bem-estar mental para contextualizar todo mundo sobre o que é o tema.

De maneira geral, o termo bem-estar mental é utilizado para se referir a tudo que envolve o bem-estar psicológico, social e emocional de uma pessoa.

São esses fatores que afetam diretamente nossas ações, decisões e relacionamentos que vivenciamos ao longo da nossa vida.

Por causa de diversos fatores – entre eles o estresse, a depressão e a ansiedade – manter o bem-estar mental em dia pode ser uma tarefa um pouco difícil. 

Mesmo assim, é importante buscar formas de priorizar a nossa saúde mental. 

Qual a importância do nosso bem-estar mental nos dias de hoje?

Por muitos anos a saúde mental foi um tema quase que ignorado completamente pela maior parte da sociedade em geral. 

Isso fez com que as taxas de doenças relacionadas – como depressão e ansiedade – se tornassem cada vez mais frequentes entre a população. 

Mas, com o tema “saúde mental” sendo praticamente negligenciado, as pessoas que sofriam com essas doenças muitas vezes sequer buscavam os tratamentos corretos, já que o tema não era tão discutido.

Felizmente esse cenário já mudou bastante nos últimos anos. 

Com as rotinas envolvendo estudos, trabalho e vida social, a população está abrindo os olhos para as doenças que vão além do estado físico e percebendo que manter a saúde mental em dia é tão importante quanto a realização de um check up de rotina, por exemplo.

E a boa notícia é que as últimas gerações são excelentes aliados nessa luta, e estão ajudando a levar o tema cada vez mais a sério, garantindo que a saúde mental receba a visibilidade e a importância que ela merece.

Dicas para manter o seu bem-estar mental em dia

dicas para manter o bem estar mental em dia
O que é bem-estar mental e como ter uma vida melhor? | Reprodução: Internet

Agora que já falamos sobre a importância do bem-estar mental e como ele é importante para que possamos levar uma vida mais plena, resolvemos te dar algumas dicas para te ajudar a manter o seu bem-estar mental em dia!

Priorize o seu sono 

Olha o sono aqui de novo! Além de estar presente no material que abordava o bem-estar físico, o sono também é importantíssimo para a nossa saúde mental.

Quando você dorme menos do que deveria, a nossa mente começa a ficar sobrecarregada. E como todo mundo sabe, a nossa mente é o que controla o nosso corpo.

E quando a mente começa a ficar sobrecarregada, isso reflete na nossa saúde física. 

Ou seja: durma bem! 

Saiba escolher bem as pessoas com quem você se relaciona

Por mais que sejamos os principais responsáveis pela nossa saúde mental, já está mais do que comprovado que fatores externos e que acabam fugindo do nosso controle.

E um desses fatores podem ser as pessoas com quem nos relacionamos.

Seja afetivamente, profissionalmente ou até mesmo num nível familiar, todas as pessoas que conhecemos e temos contato podem afetar positivamente ou negativamente a nossa saúde mental.

Por isso, para manter o bem-estar mental em dia, o indicado é começar a analisar suas conexões para tentar entender quais dessas relações são benéficas e quais delas só estão te fazendo mal.

Invista na prática da meditação 

Outro ponto que pode te ajudar na manutenção do seu bem-estar mental é a prática de meditação.

Eu sei, eu sei… com toda a correria do dia a dia, tirar um tempo para a meditação não é uma das tarefas mais simples.

Mas essa prática pode ajudar bastante quem busca alcançar o tão sonhado bem-estar mental. Para isso, você pode simplesmente acender umas velas perfumadas, colocar uma música calma e relaxar. 

Tenho certeza que depois de algumas sessões você vai se sentir melhor e começará a vivenciar os benefícios da prática. 

Faça sessões de terapia com um profissional qualificado 

Terapia também é uma ótima opção para quem almeja o bem-estar mental.

Por mais que desabafar com amigos ou familiares possa nos dar uma sensação de alívio, essa prática não é indicada.

Para obter a ajuda necessária, o ideal é que você realize sessões com um terapeuta profissional e especializado.

Ele irá te ajudar a entender melhor seus anseios e vai te ajudar a encontrar o caminho para manter a saúde mental em dia.

Explore atividades que te fazem bem

E por último mas não menos importante: tenha hobbies que te fazem bem!

Ao fazer uma atividade que te traz sentimentos bons é uma excelente maneira de exercitar a sua saúde mental e, aos poucos, conquistar o tão sonhado bem-estar mental.

E nessa hora vale tudo: ler, andar de bicicleta, ir para a academia, artesanato, crochê, jogos de videogame, passear com o seu cachorro, ir ao cinema e por aí vai!

Gostou do material de hoje? Então acho que você também vai gostar de ler Bem-estar físico: qual a importância e quais são os tipos?

Escrito por Ivan