Em algum momento da sua vida você já deve ter se questionado o que existia antes do Big Bang, né?
Anúncios
Todo mundo sabe que o ser humano está sempre em busca de respostas.
Seja em relação ao que ainda virá quanto ao que já passou, a busca constante por saber de onde viemos e para onde vamos.
E por mais que já saibamos que somos fruto de um longo processo de evolução que durou milhões de anos, é de senso comum que a história do nosso planeta e do nosso Universo começou muito antes disso!
E até onde se sabe, a Terra, os outros planetas do nosso sistema solar, o Sol e as estrelas que enxergamos no céu de noite surgiram por causa de um acontecimento.
Anúncios
Estamos falando do famoso Big Bang, a origem do Universo!
Mas apesar de todos os envolvidos nas pesquisas das origens do Universo – como astrônomos e pesquisadores – terem chegado em uma conclusão de que o Big Bang é o ponto inicial da história do Universo, eles ainda queriam saber mais.
E foi essa curiosidade que deu origem ao conteúdo de hoje! Neste material, nós vamos explorar um pouco mais o Universo em que vivemos, mas de maneira diferente!
Nesta verdadeira viagem ao momento que originou o Universo, além de descobrir o que existia antes do Big Bang, você também irá obter uma resposta para uma pergunta bem interessante.
Afinal, qual é a idade do Universo?
Essa e outras perguntas serão respondidas ao decorrer desse conteúdo de outro Universo!
O que foi o Big Bang?
Antes de entrarmos no tema principal do nosso texto, que tal darmos uma breve recapitulada para que todos nós possamos estar na mesma página.
O Big Bang é a teoria que, até hoje, é a mais amplamente aceita teoria dos cientistas sobre as origens do Universo.
Segundo os cientistas, o Big Bang foi uma grande explosão que aconteceu a muito tempo – você verá um pouco mais sobre quanto tempo faz ao longo do texto.
E ainda segundo esses pesquisadores, essa explosão aconteceu devido a uma combinação muito específica.
Acredita-se que o Big Bang se deu através de um ponto material muito pequeno.
Foi graças às condições naquele exato instante – tudo estava muito quente e extremamente denso que essa explosão ocorreu, fazendo com que o Universo como conhecemos desse os seus primeiros passos.
Entre os principais nomes responsáveis pelos estudos em relação ao Big Bang, estão nomes como Albert Einstein, Edwin Hubble e Milton Humason.
É muito interessante pensar que tudo que conhecemos existe justamente por causa dessa partícula que, por estar no lugar certo, na hora certa e sob as condições ideais, deram origem ao que entendemos como o Universo em que vivemos.
O que existia antes do Big Bang?
É difícil imaginar uma época antes de tudo, né? Afinal, como já sabemos, o Big Bang foi o ponto inicial do Universo.
Mas e antes dele? O que existia antes do Big Bang?
É claro que é impossível afirmar com certeza o que existia por aqui antes do momento em que ocorreu o Big Bang.
Mas a grande maioria dos cientistas e pesquisadores do tema que tomam a teoria do Big Bang como a verdadeira origem do nosso Universo chegaram a um consenso sobre a resposta para essa pergunta.
E a resposta é: nada. Isso mesmo que você leu. Nada.
Bom, na verdade – para ser justo com esse ‘pré-Universo’ – até existia algo, mas era apenas radiação.
E essa energia era muito forte para deixar qualquer coisa se organizar, impedindo o surgimento de qualquer tipo de formação.
Ao que tudo indica, antes do Big Bang sequer existia um espaço-tempo para que pudéssemos mensurar o que havia por aqui antes desse momento tão crucial.
Um célebre defensor dessa teoria sobre o que existia antes do Big Bang é Stephen Hawking, um dos maiores nomes da ciência e da física que já existiu.
Hawking defendia que, antes desse momento, o que existia era um grandíssimo nada, e que foi o Big Bang que criou toda a estrutura – que muito mais tarde seria batizada de continuum espaço-tempo por ninguém mais, ninguém menos que Einstein.
Segundo essa teoria, o Big Bang foi o grande responsável por criar o que ficou conhecido como um tipo de ‘malha estrutural’ da realidade.
Seria através dessa ‘malha’ que essas duas dimensões se misturaram como uma coisa só.
Fascinante, né?
Qual a idade do Universo?
Agora que você já sabe mais sobre o que havia por aí antes da combinação que resultou no Big Bang, chegou a hora de falarmos de outro aspecto do Universo.
Que ele é bem antigo todo mundo já sabe. Mas afinal, qual será a idade do Universo?
Assim como a pergunta sobre o que existia antes do Big Bang, não é possível bater o martelo sobre a ‘data de nascimento’ do nosso Universo.
Até porque já se passou um bom tempo desde esse momento até agora, né?
A estimativa é que o Universo já esteja se aproximando dos 14 bilhões de anos!
E, ainda segundo estudos, ele ainda deverá seguir envelhecendo e ‘assoprando velinhas’ por muitos e muitos milhões de anos ainda.
Inclusive, pesquisas estimam que não só ele continuará envelhecendo como ele também está se expandindo e ficando cada vez maior.
Ou seja: por mais que o ser humano tenha interesse em explorar cada vez mais o Universo, tudo o que conhecemos até agora não é praticamente nada em comparação a toda a vastidão do Universo.
Conclusão
E aí? Você já conhecia todos esses aspectos sobre o que existia antes do Universo?
Entender um pouco mais sobre a origem do Universo em que vivemos é uma ótima maneira de conseguir traçar uma linha do tempo ligando os primórdios do nosso Universo até o momento em que vivemos.
Já em relação ao futuro, é seguro dizer que as fronteiras do Universo seguem inacessíveis para o ser humano – pelo menos por enquanto.
Gostou deste conteúdo? Então que tal aproveitar a oportunidade e ler também Teoria do Universo Espelhado: a verdade sobre a teoria descoberta agora