Quando o Universo surgiu: os segredos explicados em 5 minutos

Se você é uma daquelas pessoas que já quis ficar por dentro dos principais segredos sobre quando o Universo surgiu, você está no lugar certo!

Anúncios

Por ser algo totalmente inacessível para 99,9% da população mundial, é bastante normal que assuntos como o Universo, o cosmos e tudo relacionado ao espaço em si seja motivo de curiosidade.

Afinal, apesar de recebermos notícias constantes – que costumam ser divulgadas pela NASA e por outros órgãos responsáveis – sobre descobertas e novos estudos relacionados a essa área, todo mundo já teve aquela vontadezinha de se aprofundar mais e entender melhor alguns segredos do Universo.

E é por isso que nós estamos aqui! 

O Trechos da Vida pode até não ser a maior detentora dos principais segredos sobre o Universo e como o espaço-tempo funciona, mas a gente tá sempre buscando trazer mais conhecimento sobre os mais diversos temas para você!

Anúncios

E hoje o tema principal é o Universo! Aqui, você vai ficar por dentro de alguns segredos sobre quando o Universo surgiu, inclusive sobre pontos antes e depois do famoso Big Bang.

E o melhor: tudo em 5 minutos! Cada um desses segredos será explicado de maneira rápida e fácil!

Quando o Universo surgiu?

É impossível criarmos um conteúdo falando sobre os principais segredos do espaço sem falar sobre quando o Universo surgiu, né?

Afinal, esse não só é o ponto central do nosso conteúdo como também o marco inicial para a criação do Universo como conhecemos hoje.

Segundo estimativas dos cientistas e estudiosos responsáveis, o Universo surgiu há aproximadamente 14 bilhões de anos!

O que existia por aí quando o Universo surgiu?

Apesar de ser uma pergunta extremamente difícil de responder – afinal, é impossível saber com certeza o que realmente existia antes do momento em que ocorreu o Big Bang e o Universo começou a se formar.

Mas ainda assim, os cientistas e estudiosos da história do nosso universo possuem uma teoria que é amplamente aceita e que, ao que tudo indica, é a que melhor representa esse período.

Essa teoria defende a ideia de que o que existia um pouco antes de quando o Universo surgiu era um grande nada.

Isso porque, antes da explosão que ficou conhecida como o Big Bang, o espaço-tempo não existia. Ou seja: era como se nada existisse mesmo.

Na verdade, acredita-se que o que existia neste ‘pré-Universo’ era apenas radiação. E toda essa energia que existia neste período era o que impedia que qualquer formação se iniciasse.

Foi por um breve segundo que, com as condições certas, que uma ‘faísca’ se iniciou, dando origem ao famoso Big Bang. 

Quais foram as primeiras coisas que foram criadas quando o Universo surgiu?

Outra curiosidade em relação a quando o Universo surgiu é sobre quais foram as primeiras coisas que surgiram após o Big Bang.

Muito provavelmente você deve pensar que o primeiro grande surgimento do Universo seria o Sol, né? Afinal, ele é a maior estrela do nosso sistema solar, não é mesmo?

Mas na verdade não foi bem assim. Nessa primeira fase do Universo, não havia estrelas nem galáxias e muito menos seres vivos. 

Quando o Universo surgiu, tudo que existia era apenas hélio, hidrogênio e muita – mas muita – energia.

E apesar de muita gente achar que as primeiras estrelas surgiram logo após, tudo indica que a realidade foi bem diferente.

Provavelmente, as primeiras estrelas e galáxias só surgiram cerca de 200 milhões de anos depois do Big Bang. Ou seja: desde quando o Universo surgiu até essas primeiras estrelas aparecerem se passou muito mais tempo do que se imagina.

Quando os primeiros corpos celestes que conhecemos se formaram quando o Universo surgiu?

Agora chegou a hora de falarmos um pouco mais sobre algo que está mais perto da nossa realidade: os corpos celestes que fazem parte do nosso sistema solar.

Como você já viu no tópico anterior, as primeiras estrelas demoraram bastante para surgir. E os astros do nosso sistema solar demoraram ainda mais para darem as caras por aqui.

Ao que tudo indica, o nosso Sol e todo o sistema no qual o astro rei está inserido surgiu a cerca de impressionantes 4,5 bilhões de anos.  

E a Terra? Quando ela surgiu?

Se você achou que a formação do Sol e do sistema solar como um todo demorou para acontecer, então você vai ficar ainda mais chocado durante este tópico.

Na verdade, se formos comparar o surgimento do Sol com o da Terra, a diferença é grande, mas nada tão assustador.

Segundo estimativas, enquanto o Sol surgiu há cerca de 4,5 bilhões de anos, a Terra surgiu no nosso sistema solar um pouco depois, há cerca de 4 bilhões de anos.

Ou seja: é uma diferença de ‘apenas’ 500 milhões de anos, aproximadamente.

O que é uma diferença mínima se compararmos ao tempo que demorou para o homem ‘dar as caras’ por aqui e aparecer na nossa linha do tempo.

Mas e os seres humanos? Onde nós entramos nesta linha do tempo?

Provavelmente você deve lembrar das aulas de História lá da escola, onde aprendemos que a Terra passou por incontáveis mudanças e períodos ao longo da sua existência.

E isso inclui o surgimento e o desaparecimento de milhões de espécies e organismos. Isso aconteceu tanto por causa dos processos de evolução quanto por mudanças geológicas que ocorreram ao longo dos períodos.

E foi só depois de muitas dessas mudanças – inclusive até mesmo depois da passagem dos nossos amigos dinossauros por aqui – que o ser humano apareceu.

Segundo estudos, os primeiros homens só apareceram há cerca de 200 mil anos!

Agora compare o período em que o ser humano habita esse cosmos com o tempo que o Universo existe. 

Se fôssemos comparar ambos os períodos de uma maneira mais prática e ilustrativa, é como se a existência do ser humano fosse um segundinho e o tempo que o Universo existe fosse um ano todo.

Isso só serve para mostrar a magnitude que o nosso Universo possui!

Gostou deste conteúdo? Então que tal aproveitar para ler também 6 filmes sobre tempo e espaço para você assistir já

Escrito por Ivan