Hoje iremos falar um pouco mais sobre a picada de marimbondo e como podemos evitar de levar picadas e também sobre como tratar caso seja picado por eles.
Anúncios
Você já foi picado por algum inseto antes? É uma sensação muito ruim e muitas vezes não sabemos como lidar com aquilo e nem sabemos ao certo o que fazer para nos livrarmos da dor da picada ou mesmo se é ou não venenosa, não é mesmo?
E é sempre importante que tenhamos atenção quando isso acontece mesmo, pois é importante que a gente saiba o que nos picou e se aquela picada necessita de uma visita ao médico ou se é apenas uma dorzinha passageira.
E existem diversos tipos de insetos que podem causar picadas, e todos eles podem trazer uma dor diferente e atenção diferente para a picada.
No texto de hoje falaremos um pouco sobre a picada de marimbondo, pois apesar de ser um nome muito comum para nós brasileiros, muitas vezes ainda é algo que fica uma dúvida do que eles realmente são e o que podem causar.
Anúncios
Falaremos também sobre como podemos prevenir de sermos picados por eles e se existe alguma forma de tratamento depois que somos picados, afinal, não estamos imunes mesmo que tomemos todos os cuidados.
O que é marimbondo?

Como falamos acima, a palavra marimbondo é algo comum para todos nós, e muitas pessoas sabem do que de fato se trata, quando outras acabam usando o nome sem saber o que é mesmo e se confundem quando veem um de verdade.
Sempre que você leva uma picada é importante conseguir identificar qual foi o causador da picada para que você consiga fazer o tratamento de forma adequada e não acabe piorando a situação da picada.
O marimbondo pertence a casa das vespas, mais conhecidas como vespas solitárias que conseguem fazer seus ninhos de formas mais diferentes possíveis, sendo a mais comum levando lagartas para seus ninhos para alimentar suas larvas.
Cientificamente falando, essa espécie é chamada de himenópteros, e todos que não são abelhas ou formigas, são chamadas de marimbondos em nomeação mais popular.
A maioria das vespas são consideradas marimbondos sociais, ou seja, elas trabalham com um trabalho mais em grupo e as que não pertencem a esse grupo são as solitárias.
E todos os marimbondos sociais trabalham em castas, ou seja, tem sua família, mas existem os mais importantes e menos importantes, numa espécie de níveis, como é feito em quase todo o reino animal.
As famílias são constituídas pela rainha, os operários e machos e apenas a vespa rainha é a que pode ferroar, pois ela é a única que possui a presença do canal que libera o ovo e é por ali que é feita a picada.
Como prevenir picada de marimbondo?
E é claro que para todo tipo de picada de inseto existem formas de prevenir a picada e se livrar de uma dor bem intensa e bem chata, e iremos falar para vocês algumas dessas formas e cuidados que devemos tomar para evitar.
Evitar as picadas de inseto é extremamente importante, pois existem pessoas que são alérgicas a algumas picadas e podem nem saber disso e uma picada pode ser fatal, então as dicas a seguir são muito importantes.
Use repelente
O primeiro modo de prevenir uma picada (não apenas de marimbondo, mas de todos os outros tipos de insetos) é usando o repelente, principalmente um que tenha entre 20% e 30% de DEET que é dietiltoluamida presente no produto.
Aplicar repelente por toda a pele que ficará exposta é uma forma de afastar os insetos, pois esse DEET repele todos os tipos de insetos que não conseguem chegar perto da sua pele.
Você pode aplicar mais de uma vez por dia se for ficar muito tempo na rua e caso for fazer uso de protetor solar, você pode aplicar o repelente antes e funcionará perfeitamente.
Use roupas de manga longa
Uma forma mais simples de conseguir fugir das picadas de inseto é usando roupas de manga longa, pois se a pele não está exposta não tem como o inseto ter contato com ela, então é sempre uma opção simples e boa.
Opte por blusas mais grossas quando for em ambiente que a presença de insetos for maior, como trilhas, cachoeiras e sítios.
Use sapatos fechados
Usar sapatos fechados também pode ajudar muito quando você está na rua ou no trabalho, pois o inseto também não consegue chegar perto da sua pele e com isso, não será capaz de picá-lo.
Use também calça longa junto do sapato fechado, eliminando as chances do marimbondo de chegar perto da sua pele.
Nunca perturbe ninhos de insetos
Apesar de parecer algo óbvio, é sempre importante lembrar de jamais mexer em ninhos de qualquer tipo de inseto, pois isso pode causar a fúria deles e o instinto natural fará eles te atacar.
Caso apareça um ninho em sua casa e se transforme em uma colmeia de vespas, peça para alguém especializado fazer a remoção, pois caso contrário pode te trazer mais problemas do que era necessário.
Como tratar a picada de marimbondo?

Mas caso você tenha feito tudo isso e ainda sim tenha sido picado por um marimbondo, existem algumas formas de cuidar da picada.
Lave com água e sabão
O primeiro passo é lavar a picada com água e sabão, evitando que entre microorganismos na picada e trazer complicações para sua picada.
Lave de forma bem gentil e use bastante sabão, de preferência um neutro para evitar que a pele se irrite.
Faça compressa gelada
Uma outra forma natural de conseguir tratar a picada em casa é fazendo a compressa com água gelada.
Mergulhe o pano em água bem gelada e depois retire o excesso de água dele e coloque em cima da picada e deixe entre 10 e 15 minutos em cima agindo. Você também pode colocar cubos de gelo no pano e colocar em cima. Isso ajuda no desinchaço e alivia a dor.
Use pomada anti-hismática
Usar pomadas anti-hismáticas ou mais conhecidas como pomadas antialérgicas é uma excelente opção para tratar picada de insetos, pois eles ajudam a diminuir o inchaço, a aliviar a dor e a coceira e também ajudam a reconstruir a pele para fechar a picada.
Procure um médico
E caso você tenha feito todas as opções acima e ainda sinta dor ou muito incômodo no local da picada, é importante que você procure um médico para ele te auxiliar e examinar, passando a medicação correta e todos os procedimentos para você seguir.
Gostou do conteúdo de hoje? Então aproveite para ler também Mosquitos de banheiro: saiba por que eles aparecem e como prevenir