Qual a cidade mais antiga do Brasil e como chegar?

Será que você faz ideia de qual é a cidade mais antiga do Brasil e como chegar até ela?

Anúncios

Nos mais de 500 anos de histórias do Brasil, milhares de cidades surgiram e prosperaram bastante. Tanto que o país se tornou um dos mais populosos do mundo.

Mas como será que tudo isso começou? Sabemos que a história do Brasil em relação às cidades começou quando os portugueses chegaram aqui e, durante o processo de colonização.

Então qual será a cidade mais antiga do mundo? Aquela que marcou o início de uma nova fase para o nosso país?

É sobre esse tema que nós vamos falar hoje. 

Como você já deve ter visto, essa semana saiu um conteúdo sobre as cidades mais velhas do mundo – que você pode ler clicando aqui

Anúncios

E depois desse material, nada mais justo do que fazer um conteúdo mais focado na história do nosso próprio país.

Ao longo do texto, você vai descobrir qual a cidade mais antiga do Brasil, como chegar até lá e quais são as outras cidades brasileiras que chamam a atenção por também serem bem antigas.

Qual a cidade mais antiga do Brasil?

Pensando nas aulas de História que temos na escola, o lógico a se pensar é que a cidade mais antiga do Brasil é uma das que marcaram a chegada dos portugueses aqui em 1500, né?

Mas na verdade não é bem assim.

Apesar dos portugueses terem desembarcado na Bahia – mais precisamente no Monte Pascoal, no litoral Sul do estado – a cidade mais antiga do Brasil não é lá.

Na verdade, a cidade mais antiga do Brasil nem fica na Bahia, mas sim em São Paulo. Aposto que essa você não sabia, né?

A cidade brasileira que é considerada a mais antiga do mundo é Cananéia, localizada no litoral de SP.

Fundada em 1531, a cidade fica a cerca de 260 km da capital paulista e foi fundada por Martim Afonso de Sousa. 

E o fato histórico do qual a cidade faz parte é visível até hoje. O estilo colonial dos prédios históricos chama a atenção dos turistas que viajam para a cidade ao longo do ano.

E o fato de ser a cidade mais antiga do mundo não passou batido pelos órgãos responsáveis. A cidade já foi reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. 

Hoje em dia, a cidade é reconhecida como um dos principais pontos turísticos do litoral paulista, se tornando destino de milhares de turistas o ano todo. 

Entre as atrações da cidade, estão as praias, as ilhas da região e as cachoeiras do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, que fica relativamente próximo da cidade.

Como a cidade não possui estrutura para receber um aeroporto, os turistas precisam viajar de carro ou de ônibus para conhecer a cidade.

A controvérsia em torno do título de cidade mais antiga do Brasil

É claro que o título de cidade mais antiga do Brasil atrairia alguma controvérsia. Apesar do título que a cidade carrega, alguns historiadores defendem que a cidade era, inicialmente, um povoado.

E junto a isso, para fins oficiais, São Vicente – outra cidade localizada no litoral de São Paulo – que foi fundada em 1532, é considerada também a cidade mais antiga do mundo.

Mas apesar dessa controvérsia, Cananéia ainda segue sendo a dona desse título.

Algumas das outras cidades mais antigas do mundo

Agora que você já conhece a cidade mais antiga do Brasil – e de quebra ainda conheceu a 2ª cidade – que tal falarmos um pouco mais sobre outras das cidades mais antigas do país?

Salvador, Bahia

Você lembra que mencionamos no começo do texto sobre o papel da Bahia na história do país? Chegou a hora de falarmos um pouco sobre ela.

Fundada em 1549, a capital baiana se destaca por já ter sido fundada como a primeira capital oficial do Brasil Colônia.

E para quem visita a cidade, não é difícil vislumbrar toda a influência que a cultura dos colonizadores nos prédios e centros históricos, como o Pelourinho, a Igreja do Senhor do Bonfim e o Farol da Barra.

E assim como Cananéia, Salvador também foi tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco, em 1985.

Olinda, Pernambuco

Obviamente você já ouviu falar de Olinda, né? A cidade – que fica em Pernambuco – é famosa em todo o Brasil e até em outros países – por sediar um dos carnavais mais famosos do país. 

E também, quem nunca viu os famosos bonecos de Olinda?

Mas além dessas atrações, o que poucas pessoas sabem é que a cidade também carrega o posto de ser uma das primeiras cidades do nosso país.

A cidade pernambucana foi fundada em 1535. E, quase 100 anos após sua fundação, a cidade acabou sendo vítima de uma invasão realizada pelos holandeses.

Após esse episódio, a cidade só voltou a ser governada pelos portugueses cerca de 24 anos depois.

Com um centro histórico fascinante e que expressa bem a história do nosso país, a cidade também foi considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1982.

São Paulo

Outra cidade que não poderia ficar de fora dessa lista é São Paulo. A maior cidade do Brasil e da América do Sul também foi fundada no primeiro século após a chegada dos portugueses ao nosso país – mais precisamente em 1554.

A história da cidade começa de um jeito curioso. São Paulo começou como um colégio de jesuítas. 

Criada para atuar na catequização dos índios, o começou da cidade se deu em uma instalação semelhante a um barracão no alto de uma colina.

E apesar da cidade ter se tornado essa grande metrópole que conhecemos hoje em dia, a cidade ainda possui pontos que ajudam a compreender um pouco mais sobre a história do Brasil.

Entre eles estão o Pateo do Collegio e o Triângulo Histórico, localizado no Centro Histórico de São Paulo.

Conclusão

E aí? Você já conhecia o passado histórico dessas cidades?

Aqui nessa lista, nós reunimos apenas algumas das cidades mais antigas do Brasil.

Além dessas, cidades como Igarassu/PE, Vila Velha/ES, Iguape/SP e Recife/PE também são cidades que foram fundadas ainda no primeiro século do Brasil.

Gostou do conteúdo? Então aproveite para ler também Qual a cidade mais quente do mundo?

Escrito por Ivan