Você já parou para pensar se existe uma relação entre a qualidade do sono e o emagrecimento?
Anúncios
Quem aí gosta de dormir? Não é de hoje que ouvimos falar sobre os inúmeros benefícios de dormir bem.
Afinal, todo mundo sabe que o indicado é termos pelo menos 8 horas de sono por noite.
Mas a gente sabe bem que, com a correria do nosso dia a dia – seja por trabalho, estudo ou os dois – essa é uma marca que muitos de nós não conseguimos alcançar.
Mas e se a gente te falasse que uma boa rotina de sono pode contribuir para que você se livre daqueles quilinhos a mais? Você iria se esforçar mais para ter as horas de sono indicadas pelos especialistas?
Anúncios
Pode até parecer bobagem, mas existe uma relação direta entre a qualidade de sono e emagrecimento. E é justamente sobre isso que nós vamos falar no conteúdo de hoje!
Neste material, você vai entender melhor como funciona essa relação entre dois temas que, num primeiro momento, não parecem ter nenhum tipo de relação.
Antes de mais nada, vamos explorar um pouco mais o que entendemos por qualidade de sono e emagrecimento
Antes de entrarmos no ponto central do nosso texto, é interessante entendermos um pouco mais sobre o que constitui o emagrecimento em si.
Quando ouvimos essa palavra, as primeiras coisas que vem na nossa são alimentação regrada e exercícios físicos, correto?
Afinal, esses são os pilares de qualquer processo de emagrecimento, né? Sempre aprendemos que, ao alinhar esses dois pontos, o emagrecimento era só uma questão de tempo.
Mas na verdade existem muitos aspectos que também fazem parte de um processo de emagrecimento mas que quase se fala sobre..
Enquanto o nosso foco está apontado diretamente para a alimentação e a prática de exercícios físicos, podemos acabar não dando tanta atenção para outros aspectos que também possuem suas devidas importâncias durante essa jornada de emagrecimento.
Estamos falando não só da quantidade de horas de sono, mas também sobre a qualidade dessas horas.
E como você verá ao longo do texto, essa e emagrecimento vai muito além do que pensamos.
Qual a relação entre a qualidade do sono e emagrecimento?
Você já deve ter ouvido falar que o processo de emagrecimento tem relação com a qualidade do nosso sono, né?
Durante anos essa relação foi tema de pesquisas e estudos ao redor do mundo.
E é graças a esses estudos que pudemos entender melhor qual é a relação entre a qualidade do sono e emagrecimento.
De maneira geral, a relação entre a qualidade do sono e emagrecimento se dá por causa dos hormônios.
Inicialmente, pôde-se constatar que as noites mal dormidas contribuem para o aumento do apetite do indivíduo.
Isso acontece porque, depois de noites mal dormidas, o nosso metabolismo já começa a sofrer alterações.
A nível de comparação, estima-se que duas noites mal dormidas já são o suficiente para alterar o metabolismo de alguém.
E que uma pessoa que dorme mal pode acabar comendo até 20% a mais do que comeria se tivesse dormido bem.
Isso acontece porque, durante o sono é que costuma ocorrer a liberação de hormônios que são responsáveis por ‘regular’ o nosso metabolismo.
Dois desses hormônios são a grelina e a leptina. Enquanto a grelina é um dos hormônios responsáveis pela nossa fome, a leptina é encarregada da nossa saciedade.
E quando ambas estão desequilibradas após noites de sono mal dormidas, tendemos a comer mais.
Então se você é uma daquelas pessoas que dorme poucas horas por noite e acha que tá tudo certo, talvez você deva repensar seus hábitos!
Dicas que irão te ajudar a alinhar a qualidade do sono e emagrecimento
Se você – como outros milhões de brasileiros – anda com o sono desregulado e não tem dormido o tempo que deveria, reunimos algumas dicas essenciais que irão te ajudar a trazer a potencializar a qualidade do sono e, consequentemente, o emagrecimento.
Deixe todos os aparelhos eletrônicos de lado
Os maiores inimigos de noites de sono bem dormidas são os aparelhos eletrônicos.
Para que você possa dormir com mais qualidade e sem interrupções, o ideal é que você deixe todo e qualquer eletroeletrônicos – TV, computador, notebook, tablet e até celular – de lado pelo menos 1 hora antes de dormir.
A iluminação emitida por esses aparelhos podem atrapalhar bastante a qualidade do seu sono caso você seja uma daquelas pessoas que mexe no celular até os últimos segundos antes de pegar no sono.
Na hora de dormir, dê preferência para ambiente totalmente escuros
Outro ponto que ajuda bastante quem busca noites de sono com mais qualidade é optar por ambientes totalmente escuros e sem a presença de pontos de luz, como janelas abertas ou até mesmo luzes de outros ambientes.
No escuro total, fica mais fácil de alcançarmos um relaxamento profundo, já que a escuridão estimula o nosso corpo a liberar melatonina.
Exercícios físicos horas antes de dormir é uma boa alimentação também ajudam
Das dicas presentes aqui, essa talvez é a dica que une de maneira mais direta a qualidade do sono e emagrecimento.
Muitas pessoas relatam que praticar exercícios horas antes de dormir ajuda a melhorar o sono.
Nesse caso, o indicado é que esses exercícios não sejam extremamente pesados e que sejam realizados até 3 horas antes de dormir.
E sobre a alimentação, aquela dica clássica: opte por alimentos mais leves e evite pratos mais ‘pesados’ ou muito gordurosos.
E bebidas alcoólicas e café também devem ser evitados.
Conclusão
Como deu para perceber, dormir bem é extremamente necessário e deve ser uma das nossas prioridades.
E por mais que a rotina do nosso dia a dia esteja cada vez mais corrida e cheia de compromissos, é de extrema importância que saibamos dar a devida atenção para a qualidade do nosso sono.
Afinal, além de estar diretamente ligada a nossa saúde física, ter noites de sono reparadores e de qualidade também auxiliam na nossa saúde física – e no nosso emagrecimento, como pudemos morar notar – e a nossa saúde mental, proporcionando e promovendo mais qualidade de vida e bem estar para os nossos dias.
E isso faz toda a diferença!
Gostou deste material? Então talvez você também irá gosta de ler Melatonina: quando o hormônio do sono pode ser utilizado?