Algumas estações do ano costumam ter períodos muito secos, e a falta de umidade, traz muitas dificuldades, um bom umidificador de ar ajuda bastante a suportar o ar seco dessas épocas.
Anúncios
Mas, se você está se perguntando como escolher um ou se existem opções caseiras para ajudar nessa situação, esse artigo pode te auxiliar nesse sentido.
O que faz o umidificador de ar?
A princípio, o umidificador de ar é responsável por manter a umidade do ar, nos níveis aceitáveis ao ser humano, sendo o mínimo de 60%, para uma respiração adequada.
Quando os níveis de umidade do ar estão em estado crítico, isso provoca vários tipos de problemas respiratórios ou acaba intensificando alguns como, bronquite, sinusite, rinite alérgica, entre outros problemas.
Assim, o umidificador costuma ser usado em lugares secos, existem muitas formas de funcionamento como:
- Utilização de emissor de ultrassom, que cria pequenas partículas de gota de água;
- Combinados ao ventilador, que joga gotas de água em forma de névoa no ar.
Como escolher um umidificador de ar?
Anúncios
É necessário entender que há três opções de umidificadores: névoa quente, evaporativo e ultrassônico, esse último citado é o mais comercializado no país, se não o único.
1. Considere a capacidade
Antes de adquirir um umidificador de ar, procure considerar o tamanho do seu reservatório de água.
Os modelos com capacidade para dois livros são considerados bons para o uso do dia a dia, e para ambientes pequenos como o quarto.
Contudo, para ambientes mais espaçosos, deve ser considerados os de 3,5, pois ele alcançará vários locais da casa.
Por isso, escolha o aparelho conforme o ambiente que você deseja utilizar, muitos equipamentos podem durar de 10 a 20 horas, e dependendo do local pode demorar um pouco mais de tempo para umidificar.
2. Potência
É importante saber a potência antes de comprar para que você faça isso considerando o ambiente. A potência dos umidificadores vai de 15W a 30W.
Por exemplo: quarto pequeno os de 15 a 20 W, em ambientes maiores será necessário os de 30W ou quem sabe até dois no mesmo local, para o alcance completo.
Umidificador de ar: opções caseiras
Para quem não tem condições neste momento de comprar um umidificador, existem algumas ações caseiras que podem ajudar bastante.
Toalha molhada no quarto
A princípio, deixar a toalha de banho molhada no quarto sempre é um problema, mas da maneira certa acaba sendo um benefício.
A ideia é colocar a toalha molhada em uma cadeira, na cabeceira da cama ou nos pés da cama, lembre-se, deixe a toalha sempre esticada.
Balde com água fervente no ambiente
Essa é uma ótima dica contra o ar seco no cômodo, e ajuda a melhorar o sono durante a noite.
Dessa maneira, você pode encher apenas meio balde de água que já é o suficiente, deixe perto da cama.
Para deixar a situação ainda melhor, a ideia é pingar algumas gotinhas de óleo de lavanda ou algo do tipo, para relaxar melhor, tome bastante cuidado com as crianças, devido à água fervente.
Vasos de plantas em casa
Dificilmente você não terá em casa um vaso de plantas em casa, e isso é muito benéfico para o ambiente, não só para enfeitar a sala, mas para melhorar o ar.
Em suma, as melhores opções de plantas são as aquáticas, contudo as samambaias e espada de são jorge, também são boas, para umidificar.
Tomar banho com a porta aberta
Aqui, vale unir o útil ao agradável, tomar banho com a porta aberta jogará os vapores da água do chuveiro no ar, deixando o ambiente bem melhor.
O banho frio é bem melhor que a água morna, assim durante o banho e após o banho procure deixar a porta aberta que isso vai naturalmente umidificar o ar.
Benefícios do umidificador de ar
Os umidificadores de ar sejam caseiros ou não, traz alguns benefícios a saúde, veja quais são:
O umidificador auxilia na hidratação da vias aéreas evitando o ressecamento, aliviando as irritações alérgicas como: rinite e sinusite;
Um ambiente umidificado evita a proliferação vírus e bactéria que provocam os resfriados;
Contribui para o sono dos bebês que são mais sensíveis a essa situação;
É beneficial para quem tem apneia do sono, o qual é uma situação de falha da respiração;
Deixa a pele bem hidratada, reduz o ronco e evita hemorragias nasais.
Conclusão
Se preocupar com o ar do ambiente que vivemos é muito importante para a saúde.
Porém, deve ser preciso fazer isso de maneira consciente do que está fazendo, as opções industriais ou caseiras de umidificador deve ser analisada caso a caso, portanto busque as alternativas que mais se enquadram na sua situação.