Como aquecer o ambiente no inverno para ter mais conforto?

Com o frio cada dia mais perto, que tal conhecer algumas dicas de como aquecer o ambiente no inverno? 

Anúncios


Como está o termômetro por aí nos últimos dias? Com exceção de algumas poucas localidades do Brasil, o país já começou a sentir os efeitos do inverno durante essa semana. 

Causado por um deslocamento de uma massa de ar polar vinda da Antártida – e também pela presença de um ciclone extratropical no sul do nosso continente – essas baixas temperaturas são bem atípicas para esse período.

Afinal, estamos no outono e ainda falta mais de um mês para a chegada oficial do inverno.

Mas aproveitando esse tempo frio, resolvemos criar conteúdos especiais com diversas dicas para lidar com as baixas temperaturas – da melhor maneira possível – em algumas áreas da nossa vida.

Já indicamos alguns filmes de ação na neve para você maratonar no frio e também já criamos um conteúdo sobre os cuidados com a pele durante o inverno.

Anúncios


E seguindo esse caminho, hoje vamos falar sobre maneiras de como aquecer o ambiente no inverno e ter mais conforto durante esses períodos em que as temperaturas estão mais baixas.

Na discussão ‘frio x calor’, você está em qual lado?

Quem aí gosta do inverno?

Toda vez que chegamos nessa época do ano, surge aquela velha discussão em relação a preferência de temperatura.

De um lado, temos eles: os defensores do calor. A turma que prefere o sol, as altas temperaturas e gosta de andar de roupas leves e chinelo por aí.

Já do outro lado dessa discussão, nós temos os admiradores das baixas temperaturas. Essas pessoas preferem o inverno e tudo que envolve a estação, como roupas de frio, banhos quentes e tomar uma sopa quentinha.

A verdade é que ambos os climas possuem suas vantagens e desvantagens. E aqui vamos falar sobre as dicas para se proteger – e ter mais conforto – em cada uma das estações.

Anúncios


Mas como estamos enfrentando um período de frio atípico para o mês de maio, nada mais justo do que começarmos com o frio, né?

Mas fique de olho no site que em outro momento também falaremos mais sobre o calor em outro momento.

Dicas de como aquecer o ambiente no inverno para ter mais conforto 

Você pode até gostar das temperaturas baixas em sim, mas ninguém gosta de passar frio no sentido mais literal da palavra.

Além de ser algo desconfortável, quando somos expostos a longos períodos de frio sem as devidas proteções – como agasalhos, cobertores e outras formas de nos proteger – podemos acabar colocando a nossa saúde em risco, nos expondo a diversos tipos de doenças. 

Dessa forma, por mais que seja a estação favorita de muita gente, é necessário seguir algumas dicas para que se possa ter um inverno confortável.

A seguir, você vai conferir algumas dicas que separamos para quem quer saber como aquecer o ambiente no inverno e, assim, ter um inverno com mais conforto e bem-estar.

Então já prepare a blusa de frio, o edredom e vamos nessa!

Dê um jeito em todas as eventuais aberturas e frestas de portas e janelas

Sabe quando você está bem tranquilo e quietinho no canto quando sente uma corrente de ar vindo do nada? Dá arrepio só de pensar, né?

Esse tipo de situação pode ser evitada se você tirar uns minutos para olhar bem e fechar todas as possíveis entradas de ar que podem haver na sua casa. 

Dessa forma, você conseguirá evitar esse tipo de situação pra lá de incômoda.

Investir em um aquecedor pode ser uma boa saída para quem quer saber como aquecer o ambiente no inverno

como aquecer ambiente no inverno
Como aquecer o ambiente no inverno para ter mais conforto | Reprodução: Mercado Livre

Essa talvez seja a opção mais óbvia da nossa lista de dicas sobre como aquecer o ambiente no inverno.

Afinal, a melhor maneira de manter qualquer ambiente sempre quentinho durante o inverno é através de um aquecedor de ar portátil ligado no canto do cômodo.

Dessa forma, você sempre terá uma casa quente e aconchegante.

Mas, apesar de óbvia, ela pode não ser a melhor opção para todos os casos. Adquirir um aquecedor pode ser um bom recurso para pessoas que vivem em lugares onde costuma fazer frio por longos períodos.

Em lugares onde os dias frios não duram tanto, investir em um aquecedor pode acabar sendo um gasto sem necessidade, já que ele não será utilizado com tanta frequência.

Por isso, vale a pena pensar nesse ponto antes de comprar um aquecedor para a sua casa.

Dar prioridade para cortinas mais grossas é uma ótima opção de como aquecer o ambiente no inverno

Um ótimo recurso para quem quer encontrar meios de como aquecer o ambiente no inverno é optar por cortinas mais grossas.

Elas são excelentes opções para esse tipo de situação, já que auxiliam tanto na proteção contra o calor quanto na hora de impedir que eventuais correntes de ar possam entrar no ambiente.

Na hora de pensar na decoração, junte o útil ao agradável

aquecer ambiente no inverno
Como aquecer o ambiente no inverno para ter mais conforto | Reprodução: Casa & Jardim

Pode até não parecer, mas a decoração é um fator muito importante na hora de descobrir como aquecer o ambiente no frio.

Por isso, o indicado é saber conciliar as duas áreas.

Para isso, existem diversas maneiras. Uma delas é o uso de cortinas mais grossas, como  já citamos aqui. Além de atender o ponto que já mencionamos, com as cores certas você consegue dar um ar mais aconchegante no ambiente.

E falando em tecidos, investir em tapetes – de preferência aqueles bem felpudos – almofadas e mantas também é um ótimo caminho. 

Além de deixar a sua casa ainda mais bonita, você também conseguirá manter o ambiente aquecido.

Invista em torneiras novas para a sua casa

Dependendo da temperatura, atividades comuns como lavar louça, realizar seu skincare e até mesmo escovar os dentes pode se tornar um verdadeiro martírio com a água gelada.

Nesses casos, uma boa alternativa é investir em torneiras especiais que possuem um sistema de aquecimento junto. 

Dessa forma, você conseguirá realizar suas atividades de maneira mais fácil e sem aquele receio de ficar com frio depois do contato com a água gelada!

Conclusão

Viu só como aquecer o ambiente no inverno não é tão difícil? 

Agora, com essas dicas em mãos, você consegue preparar a sua casa para receber o inverno da melhor maneira possível!

Gostou desse conteúdo? Então aproveite e leia também Gatos sentem frio? Saiba como proteger o seu bichano no inverno

Escrito por Ivan

Anúncios