Financiamento de carro para negativado: quais são as chances?

Uma missão que pode ser bastante difícil quando o assunto é financiamento é o financiamento de carro para negativado.

Anúncios


Quem aí tem o famoso “nome sujo” e já encontrou dificuldade em solicitar algum tipo de serviço financeiro? 

Saiba que você está bem longe de ser o único brasileiro passando por esse tipo de situação.

Mas levando em consideração toda a dificuldade que um brasileiro que está com o seu CPF negativado encontra nessa área, fica a pergunta:

Quais são as chances de liberação de um financiamento de carro para negativado? 

Existe uma chance de se obter sucesso nessa missão ou é uma luta que já está destinada ao fracasso antes mesmo de começar? 

Anúncios


É o que vamos descobrir ao longo desse material.

O conteúdo de hoje faz parte de uma série de materiais que foram ao ar durante essa semana.

Todos eles se baseiam em temas em comum, como financiamento e setor automotivo.

Inclusive, para dar uma olhada em alguns dos outros que preparamos para você, é só clicar em um dos links abaixo:

Como fazer financiamento de carros usados? Saiba Já!

Qual o score bom para financiamento de moto?

Anúncios


Tem como fazer financiamento de carros com zero entrada?

O número de brasileiros negativados no Brasil só cresce

Todo mundo conhece alguém que tá com o famoso “nome sujo na praça”, né?

As dívidas que – quase sempre – começam pequenas podem se tornar o motivo de alguém ter o seu CPF negativado pelos órgãos responsáveis.

É por isso que falar sobre financiamento de carro para negativado é um tema cada vez mais pertinente e engloba cada vez mais pessoas.

E nós vamos te explicar o motivo.

A quantidade de brasileiros que estão negativados só aumenta com o passar dos tempo.

Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o Brasil já conta com aproximadamente 59,4 milhões de pessoas físicas com o nome negativado até 2021.

Esse número impressionante representa algo em torno de 39,3% da população brasileira com idades entre 18 e 95 anos. 

Segundo as entidades responsáveis por esse levantamento, esses números expressivos é um reflexo direto da alta taxa de desemprego que toma conta do país nos últimos anos.

E o fato de existirem tantos brasileiros negativados influência de maneira negativa no acesso a diversos tipos de linhas de créditos, como empréstimos e financiamentos.

E é sobre isso que vamos falar no próximo tópico!

Um financiamento de carro para negativado é mais difícil?

A resposta é sim, o acesso a um financiamento de carro para negativado é bem mais difícil.

 Como você já deve imaginar, o acesso de um usuário negativado a acordos financeiros como empréstimos e financiamentos de casas, carros e motos tende a ser mais difícil.

E isso tem uma explicação relativamente simples.

Quando um cliente solicita um empréstimo ou um financiamento para adquirir um determinado bem, esse pedido passa por um processo de análise realizado pelo banco ou instituição financeira que recebeu essa solicitação.

Nessa análise, o histórico do CPF do cliente é explorado e, em casos onde o usuário está negativado, as chances desse pedido ser aprovado diminuem bastante.

Em casos como esse, a instituição que está fazendo a análise entende que a liberação desse tipo de crédito  financeiro – seja empréstimo ou financiamento – representa um alto risco para a instituição.

Como a pessoa que está sob análise está inadimplente, a instituição entende que os riscos de acontecer outra inadimplência são grandes.

Ou seja: as chances desse cliente não realizar o pagamento dos débitos de maneira adequada são bem maiores do que um cliente que está com o CPF regularizado.

Então isso significa que um financiamento de carro para negativado é algo totalmente fora de cogitação?

Depois de ler o tópico anterior, eu tenho certeza que tem gente aí que se encontra nessa mesma situação e, depois de descobrir que um financiamento de carro para negativado é bem mais difícil até dá uma desanimada, né? 

Mas calma que essa ‘luta’ pode não estar totalmente perdida.

Apesar de toda a dificuldade que comentamos no tópico anterior, conseguir um financiamento de carro para negativado não é algo impossível.

Com muita pesquisa e simulações de financiamento, é possível encontrar bancos que possuem critérios mais brandos em relação a acordos com clientes negativados.

Mas o problema são as condições que um financiamento para uma pessoa que está nesse tipo de situação pode ter.

Como já comentado, as instituições enxergam clientes negativados como transações de alto risco.

E com receio da inadimplência, essas instituições financeiras acabam jogando as taxas de juros para esses clientes lá pra cima.

Em algumas situações, não há bolso que aguente! Ou seja: o solicitante do financiamento pode até ter o seu crédito liberado, mas provavelmente os juros da transação serão altíssimos

E isso acaba fazendo com que, em muitas vezes, um financiamento de carro para negativado não seja a melhor das opções para se recorrer.

Conclusão

E aí? Deu para entender um pouco melhor como um financiamento de carro para negativado funciona?

Como percebemos ao longo do texto, obter esse tipo de crédito pode não ser uma das missões mais fáceis para quem está com o nome negativado.

E, mesmo em casos onde esse financiamento é aprovado, é necessário avaliar bem todas as condições e saber pesar os prós e contras desse tipo de operação.

Afinal, com as taxas de juros maiores, fica muito mais fácil acabar se perdendo em meio às dívidas e, quando você percebe, a sua vida financeira está toda comprometida e essas dívidas se tornaram uma verdadeira bola de neve.

Por isso, a dica é: reflita bem antes de tomar qualquer decisão.  

Avalie todos os pontos, analise se essa é a melhor opção para a sua situação e se não há outras opções disponíveis para a realização do seu objetivo.

A sua saúde financeira e o seu bolso agradecem!!

Gostou desse conteúdo? Então que tal aproveitar para ler também Financiamento de moto pelo banco: como funciona e como fazer?

Escrito por Ivan

Anúncios