Quem aí gosta de um bom e velho chá de camomila e erva doce?
Anúncios
Quase uma unanimidade entre os brasileiros – só perdendo para o clássico cafezinho preto – o chá é uma das bebidas mais consumidas por todo o país.
Além de ser uma bebida milenar e que já era consumida há milhares e milhares de anos, muitos motivos fizeram com que a bebida se tornasse tão popular.
Um desses pontos é, sem dúvida, a variedade que a bebida apresenta. Dá pra fazer chá de praticamente tudo! É quente, morno ou frio. Tem opções para todos os gostos!
Além disso, outra vantagem bem conhecida da bebida são as propriedades e benefícios que quase todos os chás possuem.
Anúncios
Muito mais do que simples bebidas para tomar em casa no final da tarde, a grande maiorias dos tipos de chás possuem propriedades especiais e que ajudam numa série de situações.
Tem os famosos chá que prometem emagrecimento, chá para dor de estômago, chá para dor de cabeça, para dor de garganta, e por aí vai!
Mas no conteúdo de hoje nós escolhemos falar de dois dos tipos de chá que figuram entre os mais populares – e, consequentemente, mais consumidos – do Brasil.
Estamos falando dos chás de camomila e erva doce!
Se você não está tão familiarizado com as propriedades que cada um desses chás possui, essa é a oportunidade ideal para você ficar por dentro.
Aqui, além de descobrir para o que cada um desses tipos de chá serve e quais são suas principais propriedades, você também vai aprender como preparar essas bebidas em casa e curtir todos os benefícios que essas bebidas podem oferecer para nós!
Então já se prepara e coloca a chaleira no fogo que hoje vamos falar de chá!
Para que serve o chá de camomila?
Sabe aquele tipo de chá que combina com todo tipo de situação e pode ser apreciado tanto no frio para dar aquela esquentada quanto para servir gelado e refrescar um dia de calor.
O chá de camomila é, sem dúvidas, um desses tipos de chás!
Além dessa versatilidade, o chá de camomila pode ser considerado um dos tipos que mais possui benefícios.
Apesar das mais conhecidas serem as propriedades relaxantes que a bebida possui, o chá de camomila também possui várias outras, como propriedades anti-inflamatória, auxilia no controle da produção de ácidos no estômago e também ajuda a combater náuseas, má digestão e gases,
Para que serve o chá de erva doce?
E agora chegou a hora de falar da outra estrela do nosso conteúdo.
Afinal, para que serve o chá de erva doce?
A erva doce em si é uma planta medicinal que vem sendo consumida há milhares de anos.
Graças a suas propriedades digestivas, o chá de erva doce é usado para aliviar gases, náuseas, prisão de ventre, cólicas e má digestão.
Além disso, por contar com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, esse tipo de chá é uma boa opção para casos de dores de cabeça.
Vale lembrar que em ambos os casos – camomila e erva doce – são super fáceis de encontrar!
Você pode achar ambos em lojas de artigos naturais, supermercados, empórios e até mesmo em formato do famoso chá de saquinho.
Como fazer chás de camomila e erva doce?
Depois de conhecer mais sobre esses chás que são verdadeiros patrimônios do povo brasileiro deu até vontade de tomar um chazinho, né?
Por isso resolvemos deixar o melhor para o final! Agora chegou a hora que muita gente estava esperando!
A seguir, você irá conferir as receitas para fazer chás de camomila e erva doce em casa e aproveitar todos os benefícios que as plantas possuem!
Receita de chá de camomila
Além dos pontos positivos que você já viu ao longo do texto, outra vantagem do chá de camomila é que a receita é bem rápida e fácil de fazer! Confira:
Ingredientes:
1 colher (chá) de camomila
1 xícara de água
Modo de preparo:
Leve a água para o fogo e aguarde até que ela comece a ferver
Depois que ela pegar fervura, é só desligar o fogo
Em seguida, adicione a camomila na água e mexa um pouco
Depois disso, abafe o conteúdo e deixe em infusão por cerca de 5 a 7 minutos
Em seguida, é só coar o conteúdo e tomar como preferir!
Essa é uma receita básica e simples. Além dessa, na internet é possível encontrar receitas onde são adicionados outros ingredientes, como açúcar ou até mesmo mel.
Aí vai do gosto de cada um!
E como já mencionamos, você pode servir a bebida quente ou fria. Como preferir!
Receita de chá de erva doce
E além do chá de camomila, a outra grande estrela do texto de hoje também ganha uma receita especial para você experimentar em casa!
Confira a receita de chá de erva doce que preparamos para você!
Ingredientes:
Folhas de erva-doce frescas ou secas.
1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
Antes de mais nada, leve a água ao fogo em uma chaleira.
Espere a água esquentar e, assim que pegar fervura, desligue o fogo.
Após isso, adicione uma colher de chá de folhas de erva doce secas ou três colheres de chá de folhas frescas esmagadas em uma xícara.
Em seguida, adicione a água fervente.
Deixe a mistura descansar por uns minutinhos e pronto, seu chá já pode ser consumido!
Uma dica muito interessante e bastante usada é a de usar leite para o chá. Nesse caso, ao invés de usar água, é só usar o leite!
Deve ficar uma delícia, né?
Conclusão
Agora que você já sabe mais sobre os chás de camomila e erva doce – e também já tem em mãos até mesmo as receitas para ambos – você já tem tudo que precisa para preparar essa bebida.
Uma ótima dica é aproveitar que acabamos de entrar no inverno e, numa noite fria qualquer, preparar essas bebidas para você e para quem mais quiser!
Temos certeza que elas irão esquentar e melhorar qualquer noite!
O que achou deste material? Se gostou, talvez você também vai gostar de Festa junina o que servir? 7 pratos típicos de dar água na boca