Quem aí gosta de uma cervejinha de vez em quando? Confira as cervejas menos calóricas para você conhecer e beber com menos peso na consciência!
Anúncios
Uma das maiores paixões dos brasileiros é, sem dúvidas, a boa e velha cerveja! Consumida nos 4 cantos do país, a cerveja é uma das bebidas alcóolicas favoritas de quem vai curtir com os amigos em festas, bares e baladas.
Mas com a crescente onda de cuidados com a saúde e o bem-estar, o público em geral está cada vez mais preocupado com os efeitos que o consumo de cerveja pode causar no corpo e na balança!
E é aí que as cervejas menos calóricas ganham espaço! E no texto de hoje, vamos conhecer algumas das principais! Tudo para te ajudar a abrir aquela latinha sem peso na consciência!
Afinal, cerveja pode realmente contribuir para o ganho de peso?

Antes de ficarmos por dentro das cervejas menos calóricas,que tal falarmos sobre um tema que gera bastante debate em quase toda roda de conversa. Afinal, a cerveja engorda mesmo? E se sim, qual seria o motivo?
Anúncios
Como todo mundo sabe, o ganho de peso está diretamente relacionado ao consumo de calorias em excesso em relação ao gasto calórico do corpo. Se você consome muitas calorias e não gasta, ela acaba se acumulando no nosso corpo como gordura.
E a cerveja contém calorias provenientes de carboidratos e álcool. Consumir mais calorias do que queimar leva ao ganho de peso.
Além disso, o corpo prioriza a metabolização do álcool, interrompendo temporariamente a queima de gordura. E outro ponto que muita gente não sabe nessa relação da cerveja com o ganho de peso é que, além das calorias, a cerveja também pode estimular o apetite.
Muitas vezes, quando bebemos, podemos sentir mais vontade de comer alimentos calóricos, como petiscos salgados ou comidas rápidas, o que pode levar a um consumo adicional de calorias e contribuir para o ganho de peso.
Ou seja: o consumo excessivo e frequente de cerveja, aliado ao aumento do apetite, pode contribuir para o ganho de peso. Por isso é importante consumir cerveja com moderação e estar ciente do balanço calórico para manter um peso saudável.
Está gostando dessa leitura? Então acho que você também vai gostar de ler Tipos de exercícios para perder peso: conheça 5 para praticar em casa
Cervejas menos calóricas: as melhores para não ganhar peso?

Se você – como milhões de brasileiros – não dispensa uma boa cerveja no final de semana ou no happy hour com os amigos mas não quer ficar com aquele peso na consciência depois de ler sobre a relação do consumo de cerveja e o ganho de peso, acho que esse tópico vai te interessar bastante!
A seguir, listamos algumas das principais cervejas menos calóricas para você conhecer e começar a consumir quando for abrir aquela cerveja gelada!
Cervejas leves
As cervejas leves são uma opção popular para aqueles que desejam consumir uma cerveja com menor teor calórico. Essas cervejas são feitas com uma quantidade reduzida de malte durante o processo de fabricação, o que resulta em um menor teor alcoólico e menor quantidade de calorias.
De maneira geral, as cervejas leves têm menos de 100 calorias por lata ou garrafa de 355 ml. Elas ainda oferecem sabor e refrescância, mas com menos impacto calórico.
Cervejas com baixo teor de carboidratos
Quando o assunto é cervejas menos calóricas, outra opção disponível no mercado são as cervejas com baixo teor de carboidratos.
Essas cervejas são formuladas para conter menos carboidratos, o que também leva a um menor conteúdo calórico. A redução de carboidratos é obtida através do uso de enzimas especiais durante a fermentação ou da substituição de grãos de cereais por outros ingredientes com menor teor de carboidratos.
Geralmente, as cervejas com baixo teor de carboidratos contêm cerca de 2 a 5 gramas de carboidratos por porção de 355 ml, em comparação com as cervejas regulares, que podem conter de 10 a 15 gramas ou mais.
Cervejas artesanais mais leves
É impossível falar de cerveja sem falarmos de um segmento que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e conquistando uma legião de fãs: as cervejarias artesanais!
E no cenário das cervejas artesanais, há uma crescente oferta de opções mais leves e com menor teor calórico. Algumas cervejarias artesanais têm se dedicado a produzir estilos de cerveja com menor teor de álcool e menor quantidade de calorias.
Isso pode ser alcançado através de técnicas de fabricação específicas, como o uso de grãos menos calóricos, controle rigoroso das etapas de fermentação ou diluição da cerveja com água para reduzir o teor alcoólico.
Apesar da cerveja ser uma verdadeira paixão nacional – como já mencionamos aqui no texto – a preocupação com a saúde e os cuidados com o corpo também estão cada vez mais em alta.
Isso significa que é cada vez mais fácil encontrar opções de cervejas menos calóricas no mercado, visto que as marcas enxergam esse tipo de segmento como uma verdadeira oportunidade de negócio.
Para descobrir qual delas combina mais com o seu objetivo, é só procurar bem que provavelmente a sua marca de cerveja favorita conta com uma linha focada nessa questão.
Conclusão
E aí? Gostou de saber um pouco mais sobre a relação da cerveja com o ganho de peso e de conhecer algumas das principais cervejas menos calóricas do mercado?
Como deu para perceber, opção é o que não falta para quem não abre mão de uma cervejinha mas também se preocupa com os efeitos dela no seu corpo.
Com essas cervejas menos calóricas, fica ainda mais fácil deixar o peso na consciência – e na balança – para trás na hora de curtir o final de semana!
No entanto, não podíamos finalizar esse conteúdo sem ressaltar que mesmo as cervejas menos calóricas ainda contêm calorias e devem ser consumidas com moderação. O consumo excessivo de qualquer tipo de bebida alcoólica, mesmo as de baixo teor calórico, pode levar ao ganho de peso e ter outros efeitos negativos para a saúde.
Portanto, se você está preocupado com as calorias, é sempre bom verificar as informações nutricionais fornecidas pelo fabricante da cerveja, pois isso pode variar entre as marcas e estilos. Além disso, é recomendado conversar com um nutricionista ou profissional de saúde para orientação personalizada sobre consumo de bebidas alcoólicas e saúde.
Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Então acho que você deveria aproveitar para ler também Como os hormônios interferem na perda de peso?