Você está prestes a conhecer uma nova modalidade de atividade física! Vem saber o que é calistenia e descubra se é uma prática para você!
Anúncios
Apesar de estarmos no inverno e ainda faltar um pouco mais de 5 meses para o início do verão, muita gente já começa a se preocupar com o corpo e o projeto verão.
E é justamente nesse período que as academias começam a ficar mais cheias, com pessoas preocupadas com o shape do verão.
Mas a gente sabe que, com a correria do dia a dia, muita gente não tem tempo – ou dinheiro – para investir em uma academia.
E pensando nisso, nós preparamos um conteúdo especial que pode ajudar muita gente a se exercitar em casa e sem o uso de equipamentos como máquinas, pesos e outros acessórios muito comuns em academias.
Anúncios
Vem saber mais sobre o que é calistenia e como essa modalidade pode ajudar quem quer fortalecer a sua musculatura mas não dispõe do tempo necessário para investir em uma academia.
O que é calistenia?
Quem foi que disse que uma rotina de exercícios físicos precisa necessariamente de equipamentos como halteres, anilhas, barras e outros aparelhos típicos de uma academia?
A calistenia tá aqui para provar que é possível emagrecer, ganhar condicionamento físico e até mesmo músculos sem nenhum desses equipamentos.
A calistenia é um treinamento que utiliza apenas o próprio peso da pessoa para que se possa obter os resultados que se almeja.
Por ser mais acessível, esse tipo de prática vem conquistando cada vez mais adeptos em todo o mundo.
A calistenia permite que os praticantes consigam treinar de uma maneira mais livre, podendo ser praticada em ao ar livre, em casa, em condomínios, na praia, em praças, no quintal e até mesmo no seu quarto.
Para quem é indicado a prática de calistenia?
Além da praticidade que a calistenia possui, outro ponto positivo desse treinamento é que ele é de fácil acesso, não possuindo grandes restrições.
É claro que existem alguns exercícios físicos mais avançados e que exigem um condicionamento físico mais avançado e que dificilmente será alcançado por alguém que está começando agora.
Mas tirando essas atividades, existem vários exercícios que podem ser feitos por quem está começando agora na calistenia.
Entre os mais conhecidos estão movimentos mais básicos – como agachamento, flexão e prancha – podem ser facilmente adaptados tanto para quem já possui um bom condicionamento físico quanto para quem ainda está em busca de alcançar essa meta.
Isso significa que a calistenia pode ser praticada com pessoas de todas as idades – desde que haja uma liberação médica.
Quais os benefícios da calistenia?
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a calistenia e suas características, chegou a hora de falarmos sobre os principais benefícios dessa prática.
A possibilidade de exercitar diversas áreas do corpo ao mesmo tempo
Um dos principais benefícios desse tipo de exercício é a forma como aprendemos a exercitar melhor várias partes do seu corpo de maneira simultânea.
A grande maioria dos exercícios oferecem ao praticante a chance de fortalecer todo o seu corpo ao seguir a sequência correta.
Um bom gasto calórico
Lembra que falamos que a calistenia é uma ótima forma de preparar o corpo e dar aquele up no projeto verão?
Isso acontece por causa do gasto calórico que essa prática envolve.
Com a calistenia, é possível obter um grande gasto calórico tanto durante quanto depois da atividade física.
Além de favorecer a definição muscular do praticante, a calistenia também possibilita uma maior redução de gordura corporal.
Benefícios para o corpo
E os benefícios para o seu corpo vão muito além do aspecto estético.
Ao praticar a calistenia, os usuários podem se beneficiar de algumas vantagens para o corpo a médio e longo prazo.
Entre os benefícios que merecem mais destaque, estão: aumento de força, aumento de flexibilidade, um ganho de resistência e até mesmo mesmo na melhora da resistência cardiorrespiratória.
A praticidade na hora de praticar
E quando falamos sobre os benefícios da prática da calistenia, não podemos deixar de ressaltar a praticidade que esse tipo de exercício possui.
Como já mencionamos aqui no texto, não existe um lugar certo para você tirar um tempinho para cuidar da sua saúde e do seu corpo.
É só escolher um local que você se sinta confortável e iniciar a sua rotina de exercícios.
Confira alguns exercícios de calistenia para você começar a treinar em casa
Agachamento
Aqui, você deve manter os pés afastados e alinhados ao quadril. Assim, é possível sustentar o peso do seu corpo ao realizar o movimento de agachamento, levando o quadril para trás
E para que não haja problemas ou lesões durante e após o exercício, sua coluna deve estar reta e seu olhar direcionado para frente.
Flexão de braços
Um clássico, a flexão deve ser feita mantendo os braços afastados à largura dos ombros e descendo o corpo até que os cotovelos fiquem em um ângulo de 90º.
Durante todo o exercício é muito importante manter o abdômen bem contraído. Assim você mantém o corpo reto e evita lesões nas costas.
Lembrando que o ideal é que todos os exercícios sigam a sequência de 3 séries de 10, com 1 minuto de descanso entre cada uma delas.
Fundo de tríceps
Apoiar as duas mãos em uma cadeira – ou até mesmo num banco de praça – e depois, dobrar ligeiramente as pernas em frente ao corpo e juntar os pés.
A seguir, você deve descer o corpo até que os cotovelos fiquem em um ângulo de 90º, e voltar a subir. Idealmente, as duas mãos devem ser apoiadas à distância dos glúteos.
Conclusão
E aí? O que achou de saber um pouco mais sobre a calistenia? Já conhecia a prática?
Mas antes de adotar a calistenia e seus exercícios no dia a dia para a sua vida, o indicado é que você procure um profissional para entender melhor o seu corpo e descobrir se esses exercícios são realmente a melhor opção para você.
E além disso, outra dica muito importante é saber entender os limites e o ritmo do seu corpo e como ele está recebendo esse tipo de estímulo.
Dessa forma, além de obter todos os benefícios que a calistenia pode proporcionar para a sua vida, você não sobrecarrega seu corpo, garantindo um maior aproveitamento que a prática pode te proporcionar.
Gostou deste conteúdo? Então que tal aproveitar a oportunidade para conferir também Quinoa e seus benefícios para a saúde, quais são?