Canjica é bom pra quê? Conheça 5 benefícios do alimento

Ainda dá tempo de falar de comida de festa julina! E hoje vamos falar de uma bem famosa. Afinal, a canjica é bom pra quê?

Anúncios

As festas juninas podem já ter passado e as festas julinas estão quase chegando ao fim, mas para quem é apaixonado pelas festividades desse período, sempre é tempo de falar da culinária típica dessa época.

E quando falamos de festas juninas/julinas, qual é o primeiro alimento que te vem à cabeça? 

Muito provavelmente é o milho, uma das principais estrelas destas festas.

Presente em quase todas as receitas e das mais diversas formas, o milho brilha bastante em pratos como milho verde cozido, curau, pamonha, pipoca, bolo de milho, cuscuz, bolo de fubá e, é claro, a grande estrela do texto de hoje: a canjica.

Anúncios

Mas afinal, canjica é bom pra quê? 

É o que vamos descobrir ao longo do texto de hoje! Aqui, nós vamos explorar melhor os principais benefícios deste prato tão popular em grande parte do Brasil durante as festividades juninas e julinas.

O que é a canjica?

canjica é bom pra que?
Canjica é bom pra quê? Conheça 5 benefícios do alimento | Reprodução: Marola com Carambola

Como você deve saber, existem diversas comidas que se tornaram típicas por causa da popularização das festas juninas aqui no Brasil. E a canjica é um desses pratos.

Uma das sobremesas mais requisitadas dessa época do ano, a canjica – que também pode ser conhecida como mungunzá ou munguzá em algumas partes do país – é um prato que tem como base o milho branco cozido.

E provando mais uma vez toda a pluralidade que o nosso país possui, com o passar dos anos, as receitas de canjica foram ganhando novas adaptações e, hoje em dia, é possível encontrar diversos tipos de receitas para o prato.

Qual a origem da canjica?

Devido a sua popularidade aqui no país, o nosso primeiro pensamento é de que a canjica é um prato que tem origem brasileira, né? Pois saiba que não é bem assim.

Apesar de ter passado por modificações que podem ser creditadas facilmente atribuídas ao povo brasileiro, a origem do prato não é daqui.

E para sermos bem sinceros, existem tantas teorias e supostas histórias sobre a origem desse prato – e de tantos outros – que fica até meio difícil traçar uma linha do tempo desde a sua criação até os dias atuais.

Existem teorias de que a origem da canjica foi na Índia, pelos Tupinambás… Mas entre as origens que conhecemos, a que é melhor aceita é a de que o prato veio da África, nas regiões do Congo e Angola.

Esse prato – que tinha o nome original de ‘kanzika’ – teria sido trazido pelos escravos e, de início, era bastante consumido nas senzalas.

É claro que essa primeira versão era bem diferente da que conhecemos hoje. E ela começou a conquistar novos espaços a partir do momento em que passou a fazer parte do cardápio dos mais nobres naquele período.

Foi a partir daí que a canjica começou a ganhar novas variações, com a adição de ingredientes como canela e leite de coco, por exemplo.

Canjica é bom pra quê? Conheça 5 benefícios do alimento

Agora que todos já estamos mais familiarizados com esse prato tão famoso e suas possíveis origens, chegou a hora de entrarmos no tema central do nosso conteúdo.

Afinal, canjica é bom pra quê? Será que esse prato típico tão tradicional aqui no Brasil possui algum benefício?

A seguir, você vai conferir uma lista com 5 benefícios do prato típico para a nossa vida, provando que além de popular, o prato também é uma ótima opção para a nossa saúde e bem-estar!

A canjica é bom pra quê? Ela é rica em ácido fólico

Um dos principais benefícios da canjica é que o alimento é rico em ácido fólico – também conhecido como vitamina B9.

Para quem não sabe, essa vitamina é benéfica para diversos aspectos do nosso organismo, ajudando a manter o nosso cérebro mais saudável e contribuindo para o nosso bem-estar de maneira geral.

A canjica é uma excelente fonte de carboidratos  

Outro ponto bastante positivo da canjica é que o prato é uma ótima fonte de carboidratos, garantindo que tenhamos mais energia para enfrentar a rotina do dia a dia.

O prato também é rico em vitaminas do complexo B

Além do ácido fólico, vitaminas do complexo B – como B1, B2, B3, B5 e B6 – também estão presentes no prato, contribuindo para o nosso bem-estar físico e mental. 

A canjica também é rica em fibras, ajudando a regular o intestino

Como você deve saber, as fibras são grandes aliadas do nosso intestino. E a canjica é uma ótima fonte de fibras.

Além disso, as fibras contribuem no controle da diabetes, diminuindo os níveis de açúcar do nosso sangue.

Age na prevenção de doenças cardiovasculares 

Além dos benefícios para o nosso organismo que já listamos aqui, a canjica também é uma fonte de gordura boa. 

Esse tipo de gordura presente na canjica auxilia no colesterol bom e ainda ajuda a combater o colesterol ruim.

Esse tipo de efeito reflete diretamente na nossa saúde em diversos pontos, como a redução dos riscos de doenças cardiovasculares, garantindo mais saúde para os nossos dias e para o futuro como um todo.

E também é livre de glúten!

Depois de listar esses benefícios, é importante ressaltar que eles são alcançados somente através de um consumo consciente do prato.

Como algumas receitas vão ingredientes como açúcar e leite condensado, é necessário se policiar quanto ao exagero.

Conclusão

Deu até uma vontadezinha de comer uma canjica, né?

Como pudemos notar, apesar de ser uma comida que ganha um destaque maior durante as festas juninas – e julinas – a canjica é um tipo de alimento que oferece diversas vantagens para a nossa saúde.

Ou seja: é um prato que pode – e deve – ser consumido mais vezes ao longo do ano. Essa é uma ótima maneira de comer algo que é realmente delicioso e ainda assim garantir benefícios para a saúde.

Gostou deste conteúdo? Então você deveria aproveitar a oportunidade e ler também Festa junina o que servir? 7 pratos típicos de dar água na boca

Escrito por Ivan